BOLETIM EDUCAÇÃO/REPOSIÇÃO
Nem findamos ainda a reposição dos 11 dias letivos e já se especula a reposição dos outros 16 dias que foram descontados de nossos salários, referente ao período de 05/06/06 a 20/06/06. Muitos boatos têm surgido. Preocupados, estamos nos mobilizando para buscar uma saída coletiva.
Através do SISMMAR, realizamos duas plenárias, onde deliberamos que: 1- estamos dispostos a repor os 16 dias de paralisação que estão faltando, mas só a faremos mediante a negociação entre sindicato e representantes da Secretaria de Educação; 2- pagamento integral dos 16 dias de paralisação que foram cortados de nossos salários; e 3- abono das faltas lançadas pelos dias paralisados, por compreender que a greve é um direito legal, justificando, portanto, nossa ausência nos locais de trabalho.
No dia 03/10/06, a presidente do SISMMAR realizou reunião com a Secretária de Educação, que na ocasião não apresentou nenhuma proposta à categoria, referente à reposição e o pagamento dos dias descontados, justificando que aguardava posicionamento do setor jurídico da prefeitura.
Acreditamos que o mais correto nesse momento, será buscar uma solução conjunta entre profissionais, sindicato e secretaria de educação. Por isso, tomamos a iniciativa e o SISMMAR enviou o Ofício que está no verso desse material. Permaneceremos no aguardo da resposta.
Durante toda a greve, enfrentamos junto inúmeras pressões da administração. Aos ataques, respondemos com a união. Nos fortalecemos e conseguimos o pagamento dos 11 dias. Agora, da mesma forma, devermos fazer para garantir a reposição dos 16 dias. Não podemos aceitar repor sem sequer sabermos se iremos receber aquilo que nos foi descontado. Não acreditamos que o medo e a pressão devam nos intimidar. Mais uma vez nossa resposta deverá ser a união da categoria como única forma de mantermos nossa dignidade.
Portanto, precisamos resistir às pressões para a reposição sem o atendimento mínimo dos pontos acima, baseados em nossa maior vitória dentro deste movimento: a união dos trabalhadores do município de Maringá.
Chamamos a todos profissionais da educação para que enviem um representante de cada unidade de ensino na reunião com SISMMAR, para buscarmos conjuntamente solução para sobre esse tema.
Local: SISMMAR
Data: 17.10.06