Congresso Conlutas

Foi realizado em Betim Minas gerais, de 03 a 06 de julho 2008, o primeiro congresso nacional da Conlutas – Coordenação Nacional de Lutas foram quatro dias de discussões e debates vinte grupos de trabalhos, onde a pauta foi a luta da classe trabalhadora no Brasil e no mundo. Nesse evento estavam presentes trabalhadores de todo Brasil, do Oiapoque ao Chuí, delegações de vários estados brasileiros e países de vários continentes, um evento onde a democracia deu o norte das discussões, e que caracterizou a Conlutas como uma frente de luta onde se aglutinam movimentos Sindicais, sociais e estudantis, abrangendo os vários dos setores da classe trabalhadora.
O que pode ser observado nas intervenções, é que as lutas dos trabalhadores são as mesmas em qualquer parte do país e do mundo, ou seja, a luta contra a exploração da classe trabalhadora pelo sistema capitalista é internacional.
Esse evento teve um caráter internacional, pois no mesmo local, foi realizado após o congresso da Conlutas o primeiro Encontro Latino Americano e Caribenho de Trabalhadores – ELAC nos dias 07 e 08 de julho de 2008, o ELAC foi convocado pelas seguintes entidades:
– COB – Central Obreira Boliviana (Bolívia)
– CONLUTAS – Coordenação Nacional de Lutas (Brasil)
– BATAY OVRIYE – Batalha Operaria (Haiti)
– TCC – Tendência Classista e Combativa (Uruguai)
– CCURA – Corrente Classista Unitária Revolucionaria Autônoma (Venezuela)
– MeCoSi – Mesa Coordenadora Sindical do Paraguai
Países que participaram do ELAC: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Brasil, Chile, Venezuela, Equador, Peru, Costa Rica, Haiti, Colômbia, México, El Salvador e Panamá, EUA, Canadá, Alemanha, Suíça, Suécia, Espanha. Um total de 150 participantes de países estrangeiros. A delegação do Sismmar de Maringá participou desses dois eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − 3 =