MTb e CUT CONTRA O ANDES SN

A Secretaria da Coordenação Nacional da Conlutas decidiu, realizar uma campanha de solidariedade ao ANDES/SN, em razão dos ataques que vem sofrendo parte do Ministério do Trabalho, e da CUT. Uma das medidas é fazer uma ampla cobrança do Ministério do Trabalho para que reative o registro sindical do ANDES/SN.

O ANDES/SN é o sindicato representativo dos professores das Instituições de Ensino Superior do país, e um dos fundadores da CONLUTAS. Sua legitimidade política foi angariada em seus 27 anos de existência, seja legalmente, com decisões transitadas em julgado no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça.

A medida adotado por este Ministério, de suspender o registro sindical do ANDES/SN não tem amparo legal, nem justificativa política. Acaba, objetivamente, ainda que de forma involuntária, traduzindo-se em uma ação de apoio a um setor do movimento sindical que disputa – e não por meios democráticos – a base da entidade.

Demonstração disso é a assembléia nacional de professores das universidades federais públicas, convocada para pretensamente fundar uma entidade representativa deste segmento de trabalhadores, e que acontecerá na sede nacional de uma Central Sindical, a CUT. Não pode ser este, obviamente, o papel do Ministério do Trabalho, como instituição do Estado que é.

Alertamos que, caso isto de fato aconteca, estará mais uma vez comprovado a utilização deste Ministério como instrumento político de um setor do movimento sindical em sua disputa por espaço dentro das organizações dos trabalhadores.

Mais informações poderão ser obtidas no site da entidade (www.andes.org.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

nove + um =