Representantes do SISMMAR são impedidos de participar de conferência ‘pública’
Cibele e Iraídes aguardando credencial, que não foi concedida ao SISMMAR |
A Prefeitura de Maringá realizou na manhã desta terça-feira (5), às 9 horas, conferência pública (ou seria “pública) para aprovação de mudanças no Plano Diretor. Fez errado no início e pior no final. A conferência, da qual esperava-se ampla discussão, com vários setores da sociedade, não durou meia hora.
Entre os problemas notados pelos dirigentes do SISMMAR está o fato de que a conferência foi pouquíssimo divulgada. Até momentos antes da conferência, não havia notícia correlata no site da Prefeitura.
Pela forma como os preparativos foram conduzidos, ficou a impressão de que a administração municipal temia a presença de movimentos sociais contrários às propostas que seriam apresentadas. Inclui-se, aí, questões de zoneamento urbano.
Para piorar, foram impostos critérios impeditivos para quem não era vinculado à administração. Dirigentes do SISMMAR – apesar de serem muito conhecidos na prefeitura – foram impedidos de participar por não portarem declaração (por escrito) de que estavam ali representando o sindicato.
Entre os sindicalistas barrados estava a própria presidenta do SISMMAR, Iraídes Baptistoni. Uma estupidez sem tamanho. Guardadas as devidas proporções, seria o mesmo que barrar Pupin por ele não portar documento da prefeitura dizendo que ele é o prefeito.