SISMMAR dispensa recolhimento do imposto sindical
O SISMMAR, que sempre devolveu aos servidores(as) municipais filiados(as) a contribuição sindical – também chamada de imposto sindical –, informa a Prefeitura de Maringá que dispensa o recolhimento referente a um dia de trabalho. O ofício foi protocolado no Paço na quarta-feira (21).
O imposto sindical era recolhido, por força de lei, de forma compulsória, uma vez por ano. Com a aprovação da Reforma Trabalhista (13.467/2017), essa contribuição obrigatória passou a ter recolhimento facultativo.
Segundo a presidenta Iraídes Baptistoni, o SISMMAR entende que a contribuição deve ser voluntária, motivo pelo qual levava o sindicato a fazer a devolução do imposto aos filiados(as), todo ano, mesmo antes da mudança na legislação.
O sindicato solicita à administração, no entanto, que “informe a todos seus servidores(as) a possibilidade de contribuir com a entidade sindical mediante expressa autorização”.
A força do SISMMAR sempre esteve no grande número de filiações. E o apoio dos filiados é a prova maior de que os trabalhadores(as) acreditam na entidade sindical e no trabalho feito pela gestão Novos Rumos na luta por avanços e na defesa de direitos já conquistados.