Em bela solenidade, SISMMAR dá posse a 142 RLTs e mais de 100 suplentes

Em solenidade na sede do sindicato, sexta-feira (27), o SISMMAR deu posse a 142 representantes por local de trabalho (RLTs) e a mais de 100 suplentes. A Eleição dos RLTs 2018 foi realizada no locais de trabalho entre 18 e 29 de junho, estando aptos a votar todos os servidores(as) municipais filiados (leia mais aqui).

Posse dos RLTs e suplentes teve auditório do SISMMAR lotado (27/07/2018)

Além das lideranças da Gestão Novos Rumos do SISMMAR e de um auditório lotado pelos novos RLTs, a solenidade contou com a participação de autoridades, entre elas o prefeito em exercício, Edson Scabora (PV); o secretário de Recursos Humanos, César França; o vereador Sidnei Telles (PSD), representando a Câmara Municipal; e o diretor do Sinttromar Edvaldo José do Rego.

A cerimônia começou destacando o histórico de lutas nos 30 anos do SISMMAR e suas conquistas, que só foram possível graças à união dos trabalhadores(as)  por meio da entidade sindical. Entre as conquistas estão o vale-alimentação; o pagamento da Trimestralidade, que começa a ser efetuado este ano; o PCCR Geral; o PCCR do Magistério e a Lei do Assédio Moral.

César França, Iraídes Baptistoni, Edson Scabora, Sidnei Telles e Edvaldo José do Rego na mesa da cerimônia de abertura – fotos: Valter Baptistoni

“Nesses avanços, os RLTs sempre tiveram um papel importante. São vocês que ajudam a manter os colegas de trabalho bem informados sobre as atividades do sindicato, como reuniões, assembleias, eventos e manifestações por melhorias nas condições de trabalho e salários”, disse a dirigente e mestre de cerimônia na ocasião, Vilma de Oliveira, na abertura da cerimônia.

A presidenta do SISMMAR, Iraídes Baptistoni, destacou a importância dos RLTs no trabalho do sindicato junto à base. “É um trabalho difícil, porque muitas vezes os trabalhadores são perseguidos nos locais por representar o sindicato, mas, desta vez, estamos conseguindo mais respeito na base por causa de vocês”, disse.

Em seu discurso, Iraídes também agradeceu as autoridades presentes. Foi a primeira vez que um prefeito em exercício prestigiou a posse dos RLTs. “É uma honra, de coração, ter vocês aqui hoje”, disse a presidenta, em referência a Scabora e demais representantes do Executivo e do Legislativo.

A dirigente do SISMMAR Vilma de Oliveira foi a mestre de cerimônia

A fala de Iraídes foi seguida dos discursos das autoridades convidadas a compor a mesa de honra. “Como diretor do Sinttromar, estou afastado do meu posto por perseguição, mas não desistam (da função de RLT), porque sem luta não há vitória”, comentou Rego.

Ao se dizer um defensor da organização da população, Telles destacou como dignos de aplausos os trabalhadores que aceitaram o desafio de representar os demais servidores nos locais de trabalho. “Infelizmente, vivemos resquícios de um tempo em que se organizar levava à perseguição e até mesmo à tortura”, disse. “A missão de vocês é muito importante, e o sindicato está de parabéns por ter elegido seus representantes”, acrescentou o vereador.

Em sua primeira visita ao SISMMAR, França parabenizou o sindicato por sua estrutura e reafirmou, junto aos RLTs e dirigentes sindicais, o compromisso da gestão do prefeito Ulisses Maia (PDT) com os servidores. “A Prefeitura deixa as portas sempre abertas para os servidores. Em todas as demandas, procuramos o sindicato para buscar um consenso, e a administração conta com vocês”, discursou.

Último a discursar, Scabora disse estar feliz de participar da solenidade. Ele contou uma história sobre arrogância e humildade, pedindo que todos sejam mais humildes nos relacionamentos. “Queremos uma cidade com equilíbrio, e que o servidor seja valorizado e respeitado sem prejudicar as contas públicas”, disse, lembrando que mesmo com recursos disponíveis, a Prefeitura não consegue aumentar os salários os professores, por exemplo, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal e seu limite prudencial de gastos com a folha de pagamento.

Na sequência, Iraídes deu posse aos RLTs, que foram surpreendidos com o sorteio de brindes, o principal deles um smartphone. Na saída, todos os RLTs presentes receberam como lembrancinha um bloco de anotações personalizado do SISMMAR, além dos primeiros cartazes para serem afixados nos locais de trabalho.

Após a posse no auditório, os RLTs participaram de um coquetel de boas-vindas à luta sindical, com direito a música ao vivo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 4 =