Comissão de GMs e SISMMAR farão estudo sobre o Estatuto da Guarda
Objetivo é apresentar questionamentos ao prefeito Ulisses sobre contradições no texto da lei. Parte da categoria critica diferenças salariais no enquadramento
O SISMMAR realizou nesta terça (21), em seu auditório, assembleia com os Guardas Municipais (GMs). Em pauta estiveram o enquadramento no Estatuto da Guarda (Lei Complementar 1.150/2019) e o curso de formação.
A decisão de realizar essa assembleia foi tomada na primeira reunião da gestão Sindicato é pra Lutar com os GMs, em 7 de janeiro. Na ocasião, a categoria procurou o sindicato para reclamar de contradições no Estatuto da Guarda, as quais teriam causado perdas salariais.
A principal queixa é que, na condição de “restrito” (especificada no estatuto), o guarda sem a formação específica teve um avanço salarial bem aquém dos GMs formados. No entanto, com ou sem formação, as atividades desempenhadas por eles são as mesmas, o que inclui os riscos à vida inerentes a essa atividade profissional. Por isso, a diferença salarial seria injusta.
Deliberação
Por unanimidade, a assembleia decidiu pela criação de uma comissão composta por três GMs. Juntamente com dirigentes e advogados do sindicato, a comissão fará um estudo do Estatuto da Guarda a fim de levantar questionamentos sobre a lei a serem apresentados à administração.
As questões que forem elaboradas serão apresentadas ao prefeito Ulisses Maia (PDT). A reunião com o prefeito ocorrerá na sexta-feira (24), às 10h, no Paço Municipal. Várias pautas serão tratadas.