Estar readequa instalações após visita do SISMMAR
A entidade visitou as instalações após servidores(as) questionarem a falta de demarcações e EPIs neste contexto de pandemia
As dirigentes Franciely Joice Medeiros e Geneci Machado retornaram nesta segunda-feira (27) às instalações do Estar para se reunir com a gerente responsável, Janaina Ferreira. Na visita perceberam que o local havia sido readequado, com demarcações para segurança do contribuinte, álcool em gel na recepção e máscaras disponibilizadas aos servidores. O sindicato havia ido ao local, no último dia 24, e a realidade encontrada era outra.
Após o retorno de suas atividades, no dia 22 de abril, os servidores entraram em contato com o SISMMAR para apresentar questionamentos sobre a falta das demarcações nos guichês de pagamento para os usuários manterem distanciamento uns dos outros, a falta de álcool em gel na recepção e a falta de informativos sobre o uso obrigatório de máscaras de proteção. As dirigentes visitaram o local para averiguar as condições de trabalho, mas retornaram nesta segunda-feira porque não encontraram a responsável na última sexta-feira.
Reunião
A direção da entidade se reuniu com Janaina Ferreira para pedir esclarecimentos quanto o funcionamento do Estar neste contexto de pandemia. Segundo Ferreira, o setor está trabalhando em revezamento, com dois turnos diários, sendo o primeiro entre às 8h30 e 13h30 e o segundo entre às 12h e 17h. Ela afirmou também que a escala está elaborada até o dia 30 de abril, ocorrendo a inversão dos turnos no próximo mês.
Outro ponto discutido foi referente aos fatos observados pela direção do sindicato durante a primeira visita. Janaina afirmou que a rápida readequação foi inviabilizada devido o retorno ter ocorrido após um feriado. Afirmou também que apesar do número de máscaras não terem sido suficientes, já fez o pedido e está aguardando a disponibilização pelo executivo.
Serviço
Atualmente o Estar está atendendo com 24 orientadores no período da manhã e 25 no período da tarde. No setor administrativo são 2 servidores e no atendimento do guichê mais 2. Os quatro pontos de venda na área central estão funcionando com revezamento, possuem álcool em gel e já foi pedida a realização de demarcações para distanciamento dos usuários.