Servidores cobram jornada 12×60 no Hospital Municipal
Reunião entre servidores do HMM com o prefeito de Maringá, convocada pelo SISMMAR, resulta em avanços para a implementação de nova escala de trabalho
Como forma de avançar na cobrança das reivindicações dos servidores, a diretoria do SISMMAR se reuniu, na manhã de hoje (20), com a comissão interna do Hospital Municipal e o prefeito Ulisses Maia (PSD). Representantes de cada setor tiveram espaço para expressar as ideias, demandas e insatisfações identificadas coletivamente nos locais de trabalho, tendo como pauta central a implementação da jornada 12×60 no HMM. Uma nova escala de trabalho já teve início, no começo do mês, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) das Zonas Norte e Sul.
Pelo fato da Câmara Municipal ter aprovado um Projeto de Lei no começo do ano que contemplava apenas as duas UPA’s, a alteração para o Hospital Municipal caminha a partir da mobilização dos próprios servidores com apoio do sindicato. Também no início de 2020, representantes dos trabalhadores deram um voto de confiança à gestão municipal para que a implementação das 12×60 ocorresse ao longo dos meses.
Após participação direta da categoria e pedidos por parte do SISMMAR ao secretário de Saúde, Jair Biatto, sobre informações para a nova jornada, a ausência de respostas levou a retomada das discussões por parte da direção sindical que cobra uma modificação das escalas para o mês de novembro. A partir da reunião desta terça-feira, Ulisses Maia relatou que irá discutir com a equipe e pretende entregar um cronograma, ainda esta semana, para que medidas sejam tomadas no HMM para uma nova jornada de trabalho.
Apesar de não haver prazos concretos, o avanço nas discussões e a proximidade com a implementação da escala, mais positiva que a atual, demonstra a importância da participação ativa dos servidores na luta, juntamente ao sindicato, para a negociação de melhores condições de trabalho. A gestão Sindicato é pra Lutar reafirma o compromisso com a categoria e garante que, após a mudança para a escala 12×60, o próximo objetivo será a ampliação dos debates para as 30 horas semanais, uma pauta importante e permanente para a área da Saúde.