O que é e como funciona a Campanha Salarial?

Servidoras e servidores em Assembleia da Campanha Salarial – Foto: Phill Natal

A Campanha Salarial é um momento-chave para a organização da luta das servidoras e dos servidores de Maringá. Diferentemente do que muita gente pensa, a Campanha Salarial não trata apenas de reajuste salarial. É muito mais do que isso. É nesta etapa, que se inicia agora em fevereiro, que demandas de todas as secretarias são recebidas para que a direção sindical organize o material recebido entre pautas gerais e pautas específicas.

Até o final de março a direção do SISMMAR deixará aberto um formulário digital para que cada servidora e servidor envie informações e reivindicações sobre questões encontradas em cada local de trabalho, de forma detalhada. Todos os pontos serão cobrados pelo sindicato ao longo do ano em reuniões de negociação com a Prefeitura, em virtude da necessidade de maior tempo hábil para elaboração de propostas concretas e construção de um plano de implementação junto à administração municipal.

No caso das pautas gerais, como reajuste dos salários, do vale-alimentação, melhorias para aposentados, implementação dos PCCR’s, do Estatuto da Guarda Civil Municipal, entre outras medidas que refletem para todo o conjunto da categoria, tudo será votado em assembleias gerais da Campanha Salarial, sendo a primeira no dia 9 de fevereiro, na Câmara Municipal, a partir das 18h30.

O resultado expressado pela maioria dos trabalhadores será levado para o prefeito Ulisses Maia que poderá aceitar ou não a reivindicação dos servidores. O objetivo da Campanha Salarial será construir uma proposta que seja benéfica para a categoria, com avanços nas condições de trabalho, de forma em que a Prefeitura coloque em prática efetivamente.

Para que todas as cobranças por melhorias feitas pelas servidoras e servidores municipais avancem, a participação massiva nas assembleias é o grande divisor de águas. De nada adianta as negociações feitas pelos dirigentes sindicais se não houver uma multidão, unida e fortalecida, mostrando para a administração que esta reivindicação é necessária e urgente. O avanço das medidas em prol dos trabalhadores a partir da Campanha Salarial 2023 será fruto do trabalho coletivo entre a categoria e a direção sindical. É momento de união da classe para que 2023 seja um ano vitorioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze + 16 =