Estudantes de todo o Brasil cobram revogação do Novo Ensino Médio

Desde o começo da manhã de hoje (15) estudantes de dezenas de cidades do Brasil foram às ruas exigir do governo federal a revogação do Novo Ensino Médio (NEM). A medida foi decretada pelo presidente Michel Temer em 2017 e implementada a partir do governo de Jair Bolsonaro. Na prática, o que se observa neste novo formato é a redução de matérias básicas, presentes nas Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a oferta de disciplinas sem qualquer conteúdo crítico e sem embasamento pedagógico.

A mobilização foi organizada por diversas entidades em nível nacional, ao longo das últimas semanas, para pressionar a revogação por parte do governo Lula (PT). Até o momento, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que irá ser criado um grupo de trabalho para ouvir diversos seguimentos da sociedade como forma de organizar um novo projeto. Entretanto, o entendimento das entidades é de que o MEC tem como objetivo revisar pontos entendidos como problemáticos para o governo ao invés de revogar a medida completamente.

Diante disso, esta primeira mobilização tende a ser apenas o início de uma série de ações da juventude brasileira em busca de melhorias nas condições de ensino e contra a série de reformas implementadas nos últimos sete anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

17 − catorze =