SISMMAR analisa presença de Agentes Biológicos nas Bibliotecas

 

A gestão Somos Todos SISMMAR dá continuidade à campanha “Unidos por Saúde, Segurança e Valorização do Servidor” com uma ação que contempla todos os servidores e servidoras lotadas nas bibliotecas municipais de Maringá.

A Campanha tem caráter permanente e irá abranger todos os setores e secretarias do funcionalismo municipal, de modo a identificar e atuar sobre os diversos agentes e fatores de risco que prejudicam a saúde da nossa categoria.

Diante disso, a gestão Somos Todos SISMMAR trabalha para identificar e controlar esses agentes e fatores como um compromisso essencial para garantir ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros.

Nesta semana, o sindicato esteve presente na Biblioteca Municipal Profª Tomires Moreira de Carvalho, localizada na Av. Mandacaru. Com presença da presidente Iraídes Baptistoni, do corpo jurídico do SISMMAR e de técnicos de segurança do trabalho, o objetivo da ação foi analisar agentes biológicos no ambiente.

Por conta da existência de milhares de livros, muitos com décadas de existência, ocorre um acúmulo de poeira, mofo e microorganismos. A exposição contínua dos servidores em um ambiente com fungos, bactérias e ácaros, que se proliferam nestes materiais empoeirados e mofados, pode causar problemas respiratórios graves, problemas de visão, alergias, irritações na pele e doenças ocupacionais.

Diante deste cenário, o SISMMAR e os técnicos de segurança do trabalho coletaram amostras dos livros e outros materiais da biblioteca. A partir de agora, diante de análise patogênica, o sindicato terá à disposição um laudo técnico para embasar medidas administrativas junto à Prefeitura. Em caso de comprovação destes agentes biológicos lesivos aos servidores, a gestão Somos Todos SISMMAR tomará todas as medidas para que todos os trabalhadores das bibliotecas recebam um adicional de insalubridade.

A gestão Somos Todos SISMMAR irá analisar agentes biológicos e químicos, ruído, calor, frio, violência, produtos inflamáveis, explosão, desconforto ergonômico, vibração, condições hiperbáricas radiações ionizantes e não ionizantes, poeiras mineiras e umidade. Passo a passo vamos transformar nossos ambientes e melhorar nossas condições de trabalho e vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze − quatro =