Eleição do Conselho Municipal de Saúde é marcada por intenso debate
Aconteceu nesta terça-feira (21), sob intenso debate, a eleição para composição da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde. Houve muita discussão quanto à formação do sistema de chapão proposta por membros da administração municipal, ou seja, a intenção é que fossem compostas chapas que disputariam entre si pela composição, o que inviabilizaria a competição, tendo em vista que o gestor é um segmento único e dificilmente iria compor duas chapas distintas, o que foi comprovado após a criação dos grupos.
Ao perceber esta manobra a dirigente do SISMMAR, Solange Marega e o representante do Sindicato dos Bancários, Carlos Roberto Rodrigues manifestaram seu repúdio e informaram que, caso a eleição ocorresse dessa forma, fariam denúncia ao Ministério Público. Diante disso, a secretária de Saúde, Carmen Inocente prudentemente propôs a não utilização deste sistema de votação, proposta esta que foi acatada por unanimidade.
Depois da definição do sistema de votação, a eleição transcorreu normalmente sendo voto por cargo e teve como candidatos a direção o atual presidente do Conselho, José Osvaldo Vieira e o representante dos trabalhadores Carlos Roberto Rodrigues. Por 16 votos dos representantes do gestor, prestadores de serviço, alguns usuários e poucos trabalhadores, Vieira venceu a disputa pelo cargo contra 14 de Rodrigues.
É lamentável que após o processo eleitoral, representantes que votaram no candidato vencedor já o criticavam. Acreditamos que dois anos foi tempo suficiente para que os representantes conhecessem o trabalho do atual presidente, como podem então, reclamar de sua postura, após o elegerem novamente na presidência da mesa diretora? Esperamos que a outra metade que votou contra mantenha uma postura crítica com o objetivo de fortalecer a luta pelas políticas na área da saúde em nossa cidade.