SISMMAR obtém respostas da Seduc para demandas dos servidores(as) da Educação

As dirigentes do SISMMAR Iraídes Baptistoni e Célia Vilela estiveram reunidas com diretoras da Seduc, nesta segunda (6), às 14h, para tratar de demandas dos servidores da Educação. A secretária Valkíria Trindade não participou da reunião. O sindicato obteve resposta para todas as questões levantadas, vamos a elas:

1- Convocação para reunião com os pais
Seduc afirmou que não ocorreu convocação e, sim, convite. Essas horas dedicadas à reunião irão para o banco de horas e poderão ser tirados posteriormente.

2- Auxiliares operacionais cuidando das crianças no portão
Seduc afirmou que não é papel das operacionais cuidarem das crianças no portão e, sim, responsabilidade da diretora, supervisora e orientadora.

3- Auxiliares operacionais cuidando das crianças durante o intervalo
Seduc seguirá o acordo firmado anteriormente pelo sindicato com as auxiliares operacionais de cuidarem das crianças nesse intervalo. Em troca, terão a garantia dos recessos de julho e dezembro.

4- Auxiliares operacionais ficando em sala de aula durante o período de aula
Ficou acordado que em hipótese alguma as auxiliares deverão assumir turmas.

5- Atribuições das cuidadoras infantis
De acordo com as atribuições, as cuidadoras não podem ficar sozinhas com as crianças. Solicitamos que a Seduc não contrate mais esses cargos e, sim, educadoras infantis.

6- Número de crianças por auxiliar educacional
Estão seguindo a portaria 01/2013 que regulamenta o número de alunos por profissionais. As turmas obedecerão os seguintes critérios:

  • Infantil 1 (20 crianças): 1 educadora infantil e 2 auxiliares de creche;
  • Infantil 1 (25 crianças): 1 educadora infantil e 3 auxiliares de creche;
  • Infantil 2 (25 crianças): 1 educadora infantil e 3 auxiliares de creche;
  • Infantil 3 (25 crianças): 1 educadora infantil e 2 auxiliares de creche;
  • Infantil 4 e 5 (25 crianças): 1 educadora infantil e 1 professora 20h.

7- Servidores(as) se alimentarem nos CMEIs e Escolas
Seduc informou o cuidado com a per capita, com os alimentos que são destinados para as crianças. Não houve nenhuma orientação da Seduc para cortar a alimentação dos servidores(as) nos locais de trabalho.

8- Hora atividade e atestado médico
Sindicato e Seduc discutiram e chegaram ao acordo de que a hora atividade é um direito e o atestado médico também. Portanto, ninguém deve marcar médico no dia da hora atividade (33%), tendo o direito de usufruir desse benefício. O servidor precisa, então, ficar ciente de que perderá o direito se marcar consulta no dia da hora atividade. O SISMMAR enfatizou que a Justiça concedeu vitória aos trabalhadores em ação movida pelo sindicato para que todo trabalhador usufrua dos 33%. Para amenizar o problema, a Seduc informou que pagará as horas não cumpridas pelos profissionais.

9- Professores que não recebem hora suplementar e estão em FG
Seduc informou que neste mês essa situação será regularizada, com os servidores(as) recebendo o que é de direito pelas funções ocupadas.

10- Professora que pediram remoção
O SISMMAR também resolveu na reunião com a Seduc a remoção de duas professoras para outras unidades de ensino. A solicitação partiu das professoras porque elas não estavam se adaptando nas escolas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × dois =