Coronel Padilha fala de demandas da GM em visita ao SISMMAR
O SISMMAR recebeu nesta quinta (14) a visita do secretário municipal de Segurança Pública, coronel Antonio Roberto Padilha. O principal assunto da visita foi o Estatuto da Guarda, assunto que tem gerado queixas da categoria pela morosidade de sua aprovação.
Padilha disse que o Estatuto já está pronto para ser enviado à Câmara Municipal para votação. Segundo ele, o documento será aprovado em breve para que, assim, sejam garantidos recursos do governo federal por meio do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) – sancionado na segunda-feira (11).
No bate-papo com dirigentes do SISMMAR, Padilha também falou sobre o armamento da GM e a nova sede, na Avenida Fernão Dias. Neste caso, o secretário comentou que o processo está adiantado, sendo que a migração da Semob para o novo local iniciará dentro de 45 dias, começando pela mudança do setor administrativo da GM.
Sobre o armamento, Padilha explicou que o treinamento está na segunda de três turmas previstas, sendo que os cursos serão concluídos até dezembro. Ele acrescentou que serão adquiridos 50 pistolas calibre 380, entre outras armas (de fogo e de choque, leia aqui). O armamento só será disponibilizado para os guardas que cumprirem todas as exigências legais, entre elas a aprovação no curso.
Ficou deliberado que o sindicato agendará reunião no Gabinete, de preferência com o prefeito Ulisses Maia (PDT), para novas conversas sobre o Estatuto. O principal item a ser discutido será a melhoria nos salários. Não é admissível que trabalhadores assumam várias novas atribuições (previstas no Estatuto) sem que haja uma contrapartida nos salários.
O problema é que toda vez que a questão salarial é mencionada pelo SISMMAR, a administração repete o discurso de que não há essa possibilidade, de momento, em decorrência do limite estourado de gasto com a folha de pagamento. Se não é possível conceder agora um salário apropriado, em função das novas atribuições, o SISMMAR vai cobrar que a gestão Ulisses ao menos apresente um prazo/previsão para esse importante avanço.
? ERRATA:
O site divulgou, inicialmente, que seriam “adquiridos 50 revólveres calibre 38”. O correto é que serão 50 pistolas .380. A informação foi corrigida.