Assembleia da Educação discute reposições e compra de vagas em creches
O SISMMAR realizou em seu auditório, nesta quinta (13), assembleia com servidores(as) da Educação para tratar sobre os dias de reposição da greve dos caminhoneiros e também sobre a reposição dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Na assembleia, a categoria aceitou a inclusão de uma terceira pauta: a compra de vagas nas creches particulares.
Não foi a primeira vez que que esses temas foram debatidos em assembleia. Seguem as deliberações tiradas para cada pauta:
Greve dos Caminhoneiros
Foi discutido o calendário para reposição dos três dias de paralisação. A assembleia seguiu a proposta da Seduc, com reposições nos dias 27/09, 16/11 e 21/12.
Como havia reunião previamente marcada para o dia 27, a Seduc apontou a possibilidade de realizar a reunião entre os dias 24 e 28, no período noturno; ou no dia 29 (sábado), pela manhã. A categoria aceitou a proposta, e fará a indicação da data escolhida através de comunicado interno (CI).
Jogos da Copa
Carecem de reposição os três dias em que o servidor(a) foi liberado pelo prefeito Ulisses Maia (PDT) para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo: 22/06, 27/06 e 06/07. A reposição referente ao dia 22 inclui todas as 51 escolas municipais. A do dia 27 envolve 18 escolas e a do dia 6, oito escolas. Isso inclui apenas as escolas (e não os CMEIs).
A Seduc propôs a reposição da primeira dessas datas em mostra cultural durante o ano letivo. As outras datas seriam compensadas no Maringá Encantado, no período de Natal.
A categoria deliberou por fazer a mostra cultural, porém, entendeu que nas escolas integrais não há a necessidade de reposição porque o conteúdo do dia foi ministrado no período da tarde. Então, os servidores entendem que, por contra da mostra a ser realizada, esse dia deve ser cobrado da Seduc como banco de horas.
A secretaria propôs a realização da mostra entre os dias 3 e 7 de dezembro. A escolha do dia também será feita pela categoria por meio de CI.
Compra de vagas
Quanto à pauta extra da assembleia, a presidenta do SISMMAR, Iraídes Baptistoni, informou que o sindicato consultará seus advogados para saber quais são as possibilidades existentes no âmbito jurídico, diante do encaminhamento da administração para a compra de vagas em creches particulares. Esta semana, projeto de lei que trata do assunto foi aprovado pela Câmara Municipal, em primeira e segunda discussões.
A assembleia deliberou pela realização de manifestações contra medida, inclusive pela internet, de modo a mostrar à população o descontentamento dos servidores(as) com a gestão Ulisses na educação. A categoria considerou equivocada a compra de vagas, aprovada na Câmara mesmo sob o pedido de adiamento da votação para realização de audiência pública.