SISMMAR irá protocolar denúncia no Ministério Público do Trabalho

Uma reunião com representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores está agendada para discutir o afastamento dos servidores(as) com casos confirmados e suspeitos de covid-19

A direção do sindicato irá reunir, às 15h, desta segunda-feira (8), com representantes do Poder Executivo para debater a necessidade de afastamento dos servidores com casos confirmados ou suspeitos de covid-19. A Prefeitura vêm afastando apenas os casos confirmados e de servidores que apresentem sintomas de síndrome gripal, mantendo em atividades os demais trabalhadores que com eles tiveram contato. A entidade estendeu convite a todos parlamentares da Câmara Municipal de Maringá.

As ações da Administração Municipal levaram o SISMMAR apresentar denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) de Maringá. A denúncia será protocolada no início desta tarde e solicita o afastamento imediato, por meio de isolamento/quarentena, de todos servidores que estiveram em contato ou trabalhando, de forma direta ou indireta, com pessoas acometidas de covid-19. Essa é uma medida de urgência e de saúde pública.

No documento, a entidade afirma que proteger a saúde dos servidores é também proteger a população maringaense. Um único servidor contaminado, caso não seja afastado de suas atividades, pode disseminar o vírus para centenas de usuários dos serviços públicos prestados à sociedade.

Em reunião realizada no dia 1º de junho, o chefe de Gabinete, Domingos Trevisan, afirmou que já existe um protocolo em vigência que determina o Sistema de Atenção à Saúde dos Servidores do Município de Maringá (SAMA) como posto de atendimento aos servidores. Entretanto, estão sendo testados apenas os servidores que apresentam sintomas de síndrome gripal. A Prefeitura ainda não enviou o protocolo ao sindicato.

O Protocolo de Ação visa auxiliar os gestores de todas secretarias municipais, com orientações sobre procedimentos a serem seguidos caso sejam confirmados casos do novo coronavírus. Essa medida é necessária para a defesa do direito à vida tanto dos servidores quanto da população assistida por esses serviços públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 13 =