Denúncias por aplicativo ajudam a combater irregularidades
Após aumento de denúncias anônimas via aplicativo, SISMMAR solicita que servidores passem informações de irregularidades com mais detalhes
Como forma de ampliar e facilitar a comunicação entre o sindicato e os servidores, o SISMMAR disponibiliza gratuitamente um aplicativo para celulares. O “Direta Sismmar”, por meio das plataformas do Google Play, para o sistema Android, e na App Store, para o iOS, ajuda semanalmente dezenas de trabalhadores públicos municipais, das mais diversas áreas, para a elaboração de denúncias totalmente anônimas em casos de irregularidades ou assédio moral de superiores.
Durante a pandemia do novo coronavírus, o aplicativo se torna ainda mais importante diante das diversas situações verificadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), unidades de ensino, entre outras instalações da Prefeitura. Para que a denúncia seja mais completa e facilite as investigações, ao mesmo tempo em que o anonimato é garantido, maiores informações e detalhamentos são fundamentais, como o local e o dia do acontecimento.
Desde o início das restrições de circulação em Maringá, por conta do crescente número de casos da covid-19, o aplicativo recebeu dezenas de mensagens sem qualquer identificação dos autores. Com relatos sobre situações em que trabalhadores estavam expostos aos riscos do vírus, seja pelo não isolamento de pessoas com suspeitas ou até mesmo o não cumprimento de medidas de higiene, o sindicato foi acionado via celular. Após apuração inicial, diversas visitas foram realizadas pelos diretores ao longo das últimas semanas, juntamente de questionamentos judiciais.
A fim de melhorar a capacidade de atuação da entidade, a diretoria solicita aos servidores que identificarem irregularidades nos locais de trabalho, sobretudo referentes aos procedimentos contra o coronavírus, além de assédios ou perseguições, realizem as denúncias via aplicativo com o maior detalhamento possível. Sem qualquer necessidade de se identificar por nome, e-mail ou telefone, as mensagens contendo os problemas em questão, em qualquer unidade do município, serão verificadas o quanto antes, via documentos ou visitas nos locais. Caso sejam necessárias, medidas administrativas e judiciais poderão ser tomadas para garantir a saúde e os direitos dos servidores maringaenses.
Aplicativo
Juntamente do tradicional jornal impresso, do site e das páginas nas redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube, o aplicativo somou-se aos canais de comunicação do sindicato. Pela tela do celular, o servidor tem acesso rápido de notícias de interesse, informações de destaque, contatos diretos com a direção, entre outras funcionalidades.
A mais recente delas, criada em virtude da pandemia do novo coronavírus, possibilita a visualização e participação de assembleias para a votação de pautas de interesse da categoria, como forma de evitar as reuniões presenciais. A iniciativa se faz importante para garantir a saúde da direção e de servidores sindicalizados, ao mesmo tempo em que deliberações que precisam passar pela apreciação e pelo voto não sejam adiadas.
Outro meio que potencializa a difusão e a rapidez de acesso às informações é o Whatsapp oficial do Sismmar. Para receber as notícias basta enviar uma mensagem com a palavra “RECEBER” através do (44) 3269-1782 que já ficará cadastrado no canal de contato. A plataforma de mensagens instantâneas se consolidou como importante meio para a divulgação das ações da gestão e de comunicação com os servidores.