Motoristas de ambulâncias municipais e direção do SISMMAR se reúnem com coordenação do SAMU
Em pauta estava a denúncia de que os motoristas estariam atendendo casos de urgência e emergência repassados pelo SAMU
Uma comissão eleita entre os servidores que desempenham a função de motorista de ambulância e a direção do SISMMAR se reuniram, nesta terça-feira (30), com a coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Maringá. Em pauta estava a denúncia recebida pela entidade de que os servidores não estão cumprindo apenas suas atribuições específicas, previstas ao cargo, no atendimento à população. Além destas, também estariam atendendo casos de urgência e emergência repassados pelo SAMU.
O SISMMAR já havia se reunido com os motoristas, nos dias 14 e 15 de maio, para discutir a situação e os presentes relataram que saem sozinhos para o atendimento de ocorrências e ao chegar ao local percebem que a complexidade da situação exige a presença de outros profissionais e da capacitação específica que os trabalhadores do SAMU recebem.
Os motoristas que participaram da reunião também apresentaram algumas situações em que era evidente a necessidade de um atendimento mais especializado. Todos esses casos estão documentados e serão repassados ao SAMU para averiguação.
Segundo o coordenador do SAMU Regional, Márcio Ronaldo Gonçalves e Silva, a decisão sobre qual meio de transporte será utilizado no atendimento da ocorrência é do médico regulador do SAMU. A partir do atendimento por telemedicina, com técnicas específicas de interrogatório para gerar uma hipótese diagnóstica, e utilizando o Protocolo de Manchester para determinar a gravidade, ele define qual meio de transporte é o mais adequado para o atendimento. Contudo, o próprio coordenador assume que esses mecanismos podem apresentar falhas por se tratar de uma decisão subjetiva e algumas vezes os próprios solicitantes repassam informações incorretas.
Encaminhamentos
A coordenação do SAMU demonstrou interesse na busca da resolução desse conflito por entender que não seria capaz dar todo o suporte a população sem o auxílio dos motoristas das ambulâncias. Neste sentido, ficou evidente a necessidade da criação de um canal de diálogo entre as partes envolvidas.
A proposta consiste na criação de uma comissão para debater o assunto. A coordenação do SAMU irá procurar a direção dos motoristas para formalizar a criação. A direção do SISMMAR também solicitou a participação da entidade e de representantes dos motoristas na comissão. O pedido foi aceito e sua primeira reunião deve acontecer no prazo de 30 dias.
Além deste encaminhamento, foi proposto o levantamento de todas as situações em que os atendimentos caracterizavam urgência e emergência. O SISMMAR irá realizar esse levantamento junto aos motoristas e o SAMU se propôs a apurar todas as situações.
Filiações
Como de costume, a direção da entidade voltou a se encontrar a categoria ontem e tem novo encontro marcado nesta quarta-feira (1º) para apresentar a devolutiva das discussões realizadas na reunião com a coordenação do SAMU.
Ontem, durante a reunião, dois servidores decidiram se filiar ao SISMMAR. Tal fato demonstra que a gestão tem, com todos os esforços, ido ao encontro da base e atuando de forma direta em defesa dos servidores.