Secretário de Saúde garante melhorias para motoristas de ambulância

Trabalho entre servidores e SISMMAR identificou irregularidades que prejudicam a categoria; Jair Biatto ouviu solicitações e garantiu que irá atuar para implementá-las 

Reunião entre SISMMAR, servidores e secretário de Saúde visa atender demandas da categoria – Foto: Matheus Gomes

Na última semana, a diretoria do SISMMAR se reuniu com motoristas de ambulância que formaram comissão para apurar desvios de função nos últimos meses e falta de pagamento de direitos para a categoria. Também com presença de outros servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do secretário municipal de Saúde, Jair Biatto, novos questionamentos foram levantados e a prévia do relatório elaborado pelo sindicato e trabalhadores foi analisada pelos presentes. 

A reunião se deu com presença da presidente do SISMMAR, Priscila Guedes, e do diretor Gehélison Gomes, como mediadores da conversa. Após diversos encontros até este último, constatou-se que motoristas de ambulâncias para a Prefeitura estavam carregando macas, ajudando pacientes, verificando as condições de saúde, entre outras funções que não estão previstas para esta categoria. Esta inconformidade ocorre em virtude de problemas na seleção da gravidade dos casos por parte de médicos reguladores, com descrições insuficientes sobre o ocorrido.

Além deste problema que causava insatisfação por parte dos servidores, que inclusive temiam por processos administrativos e judiciais em caso de erros nestas operações por falta de capacitação, dezenas de atendimentos foram registrados para pessoas com suspeita de covid-19. Em situações como estas, outra equipe deveria ser designada, para ocorrências de emergências e urgências. Por conta deste problema na triagem e dos riscos, o SISMMAR cobra que um adicional por insalubridade de alto risco seja pago, conforme a legislação estabelece. 

Em razão da organização e da cobrança dos servidores e do sindicato, durante a conversa o secretário de Saúde garantiu que todas as demandas continuarão a ser discutidas internamente e, muito em breve, tudo estará solucionado. Os pontos centrais em que Biatto reconheceu os problemas e que irá atuar para reverter, se deve a cobrança para que pagamento da insalubridade seja resolvido o quanto antes, além de maior controle da situação dos atendimentos, entrega de celulares para o uso no plantão e uma série de capacitações específicas. Um novo encontro, com todas as partes, deve ocorrer em setembro.


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