SISMMAR solicita motivo de convocação em jornada integral de auxiliares operacionais e equipe pedagógica

O sindicato solicitou que o retorno presencial ocorresse de forma escalonada como forma de preservar vidas

Direção do SISMMAR em reunião com Seduc (14/05/21) – Foto: Phill Natal

A gestão Sindicato é pra Lutar esteve na última sexta-feira (14) na Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para solicitar da secretária de Educação, Tania Periotto, e dos demais diretores quais foram motivos para a convocação presencial em jornada integral de todos os auxiliares operacionais lotados na pasta e das equipes pedagógicas. Na reunião também foi discutido sobre o direito ao teletrabalho para os servidores com comorbidades que apresentem impossibilidade de atualização dos atestados médicos.

Segundo a secretária, uma reunião foi realizada entre a Seduc e as diretoras e diretores das escolas municipais (EM) e dos centros municipais de educação infantil (CMEI) na qual a maioria definiu pelo retorno presencial dos auxiliares operacionais a partir de segunda-feira (17). Contudo, a direção do SISMMAR, prezando pela vida dos trabalhadores, solicitou à secretária que o retorno, ao invés de simultâneo, ocorresse de forma escalonada.

No encontro ficou definido que a Seduc trabalharia para viabilizar o retorno presencial de forma escalonada. Por isso, o SISMMAR na última segunda-feira retornou contato com a secretaria para averiguar os avanços na matéria. Segundo a secretária, haveria uma reunião naquele dia com a participação do prefeito Ulisses Maia (PSD) e o assunto seria abordado. Portanto, era necessário aguardar. Contudo, até o fechamento desta matéria a entidade sindical não obteve respostas sobre a efetivação do escalonamento acordado.

Outro ponto discutido com a Seduc foi referente aos servidores que apresentam comorbidades e que apresentam impossibilidade de atualizar seus atestados médicos vencidos. Para regulamentar estes casos, a pasta expediu, na última segunda-feira, a Portaria 018/2021 na qual regulamenta o Regime de Teletrabalho. Segundo a Portaria, a autorização será concedida pela chefia imediata, juntamente com a do Diretor Administrativo ou da Diretora de Gestão e da secretária da pasta.

Para solicitar o teletrabalho, o servidor deve formalizar a solicitação via Portal do Servidor, no ícone Solicitação de Teletrabalho, anexando os documentos comprobatórios da condição do servidor e das atividades solicitadas ao mesmo por sua chefia imediata. A orientação repassada pela Seduc ao sindicato é que sejam anexados os atestados médicos dos servidores mesmo com a data acima de sua validade. Mas caberá ao servidor, assim que possível, atualizar o documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 5 =