Chapa 2 – Sindicato é pra Lutar assume direção do SISMMAR
Cerimônia na Câmara Municipal, nesta segunda (2), contou com a presença de várias autoridades e com participação especial de servidores
Vencedora das Eleições do Sismmar, a Chapa 2 – Sindicato é pra Lutar, ligada à central sindical CSP-Conlutas, assumiu a direção da entidade para o quadriênio 2019/2023. A solenidade de posse foi realizada na Câmara Municipal, na noite desta segunda (2), com direito a plenário lotado.
Todos os servidores(as) municipais foram convidados. O evento teve início, às 19h, com coquetel de recepção seguido da composição da mesa de hora e da transferência de posse da atual gestão, representada pela presidente Iraídes Baptistoni, para a nova gestão, da presidente Priscila Guedes.
Na condução do cerimonial, o professor Erick Rodrigo Bucioli, servidor municipal de carreira, convocou as seguintes autoridades para composição da mesa de honra:
Domingos Trevisan, chefe de Gabinete, representando o prefeito Ulisses Maia (PDT), que não pôde comparecer em razão do falecimento de seu sogro;
Carlos Mariucci (PT), vereador, representando a Câmara Municipal;
Marcelo Mazarão, presidente da Associação de Funcionários Municipais de Maringá (AFMM);
Paulo Barela, membro da Secretaria Executiva da CSP-Conlutas e servidor aposentado do IBGE;
Gislaine Cristina dos Santos, servidora, representando todos os servidores(as) operacionais da Prefeitura de Maringá;
Amanda Dourado, servidora, representando os trabalhadores da Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação;
Jumana Abou Khezam, servidora, representando os trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde;
Rosilene Aparecida Bernardo, servidora, representando os trabalhadores da Secretaria de Serviços Públicos;
Herbert de Paiva Mayer, servidor, diretor de Esportes da AFMM, representando todos os servidores(as) aposentados.
O convite para que servidores de carreira compusessem a mesa, representando as principais secretarias municipais, foi uma das novidades da cerimônia de posse. Essa foi uma maneira de a nova diretoria demonstrar que o servidor, agora, será sempre prioridade para a gestão Sindicato é pra Lutar.
Várias outras autoridades marcaram presença, todas elas nominadas pelo cerimonialista. Na sequência, os membros da mesa tiveram a oportunidade de congratular a nova gestão.
Discursos
Cada uma das autoridades da mesa foi convidada a discursar. Todos os presentes congratularam a presidente Priscila e os demais membros da diretoria, desejando sucesso à nova gestão. As falas duraram entre meio minuto a aproximadamente três minutos.
Dando prosseguimento à solenidade, o cerimonialista leu a saudação da ex-presidente do SISMMAR, Ana Pagamunici (gestão CSP-Conlutas 2005-2008).
Veja abaixo, o que disse cada uma das autoridades da mesa de honra e a saudação de Ana Pagamunici, na íntegra.
Após a mesa de honra ser desfeita, a cerimônia prosseguiu com o chamamento para que os todos os membros da Chapa 2 – Sindicato é pra Lutar subissem ao palco. Todos foram aplaudidos ao serem nominados.
Na sequência, o presidente da Comissão Eleitoral, Elizeu Mortean, e a presidente da gestão Novos Rumos do SISMMAR (2015-2019), Iraídes Baptistoni, também foram chamados ao palco.
A Presidente Priscila Guedes na assinatura da ata de posse. Cerimônia foi realizada na Câmara Municipal (02/12/2019) – Foto: Phill/Natal/Sismmar
Mortean deu início ao grande momento da noite, a transferência da posse, fazendo um breve resumo do processo eleitoral, que teve a participação de 66% dos 5.520 servidores(as) filiados aptos a votar. Um número considerado expressivo, já que o voto para a diretoria do SISMMAR não é obrigatório.
O presidente da comissão relembrou os principais números e datas do pleito, que teve dez urnas fixas e 19 itinerantes, com mais de 240 locais de coleta de votos. “Muitos municípios não têm esse número de eleitores. Olha só como é forte essa entidade sindical”, destacou Mortean.
Veja como foram as Eleições do Sismmar 2019
Ainda segundo Mortean, foram analisados vários pedidos de impugnação, com decisões sempre bem fundamentadas, com coerência, transparência e lisura. Por conta do estrito cumprimento do Estatuto do Sismmar, nenhuma ação judicial prosperou.
Feito o resumo do pleito, Mortean convocou os membros da diretoria eleita para a assinatura da ata de posse. Num dos principais momentos da noite, Iraídes entregou as chaves do SISMMAR para Priscila Guedes.
A partir de agora, vocês são diretores e diretoras do SISMMAR, sendo representantes de todos os servidores [filiados ou não]. A responsabilidade aumentou muito. Vocês foram eleitos, Priscila, por vontade da maioria e pelo meio mais democrático, o voto.Elizeu Mortean, presidente da Comissão Eleitoral do Sismmar
As presidentes
As duas presidentes discursaram. Iraídes, ao se despedir do comando da entidade, desejou boa sorte à nova gestão. “Fizemos nossa parte de 2015 a 2019. Fizemos o que foi possível e conquistamos muitas coisas para os servidores”, disse.
Priscila agradeceu cada um dos servidores que depositaram na Chapa 2 a esperança de mudança para avançar nas lutas. Os agradecimentos foram estendidos aos familiares dos membros da chapa, ao ex-presidente do SISMMAR Claudemir Romancini e à CSP-Conlutas, que não mediu esforços em apoio à Chapa 2.
A presidente empossada lembrou que foram 12 anos de oposição às gestões da CUT. Uma oposição aos princípios, mas nunca às lutas em defesa da categoria. Segundo Priscila, inicia-se agora uma fase de resgate à democracia de base e sem bandeiras partidárias; o resgate do classismo em defesa da classe trabalhadora, que é responsável por toda a riqueza gerada.
Os servidores terão voz e vez no sindicato. Estamos num momento [de ataques aos direitos dos trabalhadores] que não é fácil, mas não temos preguiça de lutar (…). Sindicato forte é um sindicato de filiados e de lutas. Priscila Guedes, presidente do sismmar
Em outro momento marcante da solenidade de posse, Priscila convidou o cerimonialista da noite para se filiar ao SISMMAR. Servidor de postura crítica, professor Erick ainda não havia se filiado por não se sentir representado pela diretoria sindical. Agora, o professor contribuirá com uma gestão sindical classista e de lutas.
“Será a primeira de muitas filiações”, disse Priscila. “Sindicato forte é aquele que tem o reconhecimento de seus trabalhadores. O desafio só está começando. Que avancemos na luta, sempre”, acrescentou a presidente recém-empossada.
Ao fim da solenidade, mencionando o artigo 101 do Estatuto do Sismmar, Mortean declarou extinta a Comissão Eleitoral 2019. A partir de agora, a condução do SISMMAR fica a cargo da gestão Sindicato é pra Lutar.