Ações e atitudes que podem fazer a diferença para o fim da violência contra as mulheres.
Acabar com a violência contra as mulheres é um dever de todas/os, não basta apenas esperar que algo seja feito, é necessário agir. Organize um evento de sensibilização e mobilização em seu estado ou município no período da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres que, no Brasil, acontece entre os dias20 de novembro e 10 de dezembro.
O Slogan da Campanha 2009 –“Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Comprometa-se.Tome uma atitude. Exija seus direitos” convoca a sociedade a repensar suas ações e assumir uma postura radical de enfrentamento à problemática.
COMPROMETA-SE: todas e todos somos responsáveis
Toda as pessoas e Instituições têm responsabilidade para eliminar a violência contra as mulheres. Trabalhando juntos –mulheres, meninas, homens, meninos, e pessoas de todas as gerações,ofícios, orientações sexuais, posições políticas e estratos socioeconômicos– podemos acabar com a violência contra as mulheres. Existem diversas maneiras de se comprometer com essa causa, seja de forma coletiva ou individual. Apóie a Campanha 16 Dias de Ativismo e estimule a participação de outras pessoas. EUAPOIO
TOME UMA ATITUDE: podemos fazer a diferença
Há diversas datas e documentos importantes que refletem o resultado de ações e atitudes de milhares de ativistas e defensoras dos direitos das mulheres no Brasil e no mundo afora. A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres convoca as pessoas,organizações e governos a se comprometer e tomar uma atitude para acabar com a violência contra as mulheres. Cada compromisso assumido – uma promessa pessoal, uma lei local ou nacional, uma convenção ou resolução internacional, como a Plataforma de Ação de Beijing – deve ser considerado como uma promessa às mulheres. JÁ É O MOMENTO de tornar realidade essas promessas.
EXIJA SEUS DIREITOS: violência não
Uma vida sem violência é um direito das mulheres assegurado na Constituição Federal (artigo 226, § 8º) e em outros tratados internacionais ratificados pelo Brasil. A Lei Maria da Penha, Lei11.340/2006, é o principal instrumento para o enfrentamento da violência contra as mulheres no âmbito doméstico e familiar. Também na esfera nacional, o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2008) e o Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres (2007)reforçam a prioridade de ações articuladas de enfrentamento à violência contra as mulheres. Exija seus direitos, não se cale perante a violência,cobre do poder público e faça valer esses compromissos.
Faça sua parte
No Blog www.agende.org.br/16dias da Campanha 16 Dias de Ativismo são disponibilizadas informações e sugestões de ações de mobilização para o fim da violência contra as mulheres, bem como os materiais da Campanha deste ano e dos anos anteriores.
Não deixe de encaminhar para nós ( campanha16dias@agende.org.br ) os eventos que serão realizados em seu estado ou município. Todos os eventos e ações serão visualizados no Calendário de Eventos do Blog. Para o envio da mensagem é necessário informar:
Nome do evento/ Data / Horário e Local/ Cidade e Estado/ Promoção e Organização |