Pobre paga mais imposto que rico
Fonte: CUT Nacional
No Brasil, os mais pobres pagam mais impostos que os ricos. Aqui, quem ganha até dois salários mínimos gasta 48% do que ganha em impostos. Mas quem ganha acima de 30 salários mínimos paga só 26% de impostos sobre o que ganha.
Isso é uma injustiça, e acontece porque a carga tributária cai sobre o consumo. Ou seja, o imposto sobre um pão, por exemplo, é o mesmo para o pobre e para o rico. Só que o rico, como ganha muito mais dinheiro, fica numa boa.
Para mudar isso, precisamos de uma reforma tributária que faça os impostos recaírem sobre renda e patrimônio, e não sobre o consumo.
Outro exemplo de injustiça: o trabalhador que usa um carro precisa pagar IPVA. Mas, no Brasil, quem tem iate ou avião particular não paga nenhum imposto parecido ao IPVA.
Aqui, empresários e executivos que recebem lucros e dividendos não pagam nenhum imposto sobre essa renda extra.
Queremos uma reforma tributária com o seguinte princípio: quem ganha mais, paga mais. Quem ganha menos, paga menos.
E atenção: ao contrário dos empresários, a CUT não acha que é preciso simplesmente acabar com os impostos, pois eles são necessários para a manutenção das políticas públicas. O que achamos, isso sim, é que é preciso cobrar mais dos grandes tubarões.
.