Prestação de contas do Conselho Municipal de Saúde
Na última terça-feira, (16), houve reunião do Conselho Municipal de Saúde para prestação de contas do relatório de gestão das ações do órgão e também sobre a previsão de gastos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015, no âmbito da saúde municipal.
Durante a apresentação do relatório de gestão, a representante do SISMMAR, Solange Marega, chamou atenção para o grande número de metas da atenção básica, que estão abaixo do estabelecido, o que pode representar que elas possivelmente não serão cumpridas até o fim de 2014. Os membros do grupo deliberaram então pela redação de uma carta de recomendação à Secretaria de Saúde para intensificação das ações a fim de que as metas sejam cumpridas.
Com relação à LDO, após a apresentação da proposta para 2015, a representante do governo afirmou, no que se refere à fonte 1000, que poderia haver cortes no montante. Mais uma vez a dirigente do SISMMAR interveio alegando que é impossível aprovar algo que não está fechado, seria o mesmo que assinar um cheque em branco para administração fazer o que quiser. Diante disso, os representantes do conselho deliberaram por reunião extraordinária para que seja apresentado o orçamento real sem possibilidade de eventuais alterações.