Plataforma CUT da Classe Trabalhadora

A CUT tem assumido, cada vez mais, o protagonismo no enfrentamento dos grandes temas nacionais, em especial no que se refere aos direitos da classe trabalhadora, reafirmando-se como o principal instrumento de luta dos trabalhadores e das trabalhadoras do País.
O ano de 2014 é marcado pelo acirramento da disputa de projetos políticos para o Brasil. É fundamental para a classe trabalhadora garantir a continuidade e o aprofundamento de políticas que fortaleçam nosso projeto de sociedade democrática, o que implica desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda, inclusão social e geração de emprego de qualidade.
Nos últimos 12 anos, conquistamos avanços expressivos nesta direção. Além dos milhões de empregos criados, dos mais de 40 milhões de brasileiros superaram a extrema pobreza, conseguimos diminuir as desigualdades regionais e sociais, ampliar as fronteiras da cidadania com a criação de novos direitos e democratizar os espaços de definição e gestão de políticas públicas.
Para dar continuidade a esse processo, são necessárias mudanças estruturais que assegurem a consolidação da democracia e a participação popular. Para isso, é necessário fazer uma ampla reforma do Estado, a começar pela reforma do sistema político, a mãe de todas as reformas. Esse é o passo que falta para que sejam viáveis reformas fundamentais para a construção de uma sociedade mais democrática e menos desigual pela qual tanto lutamos, como a tributária, a agrária e a democratização
dos meios de comunicação.
Essas mudanças são determinantes para a consolidação de um projeto de desenvolvimento democrático-popular capaz de ampliar a capacidade do Estado em investir em infraestrutura e em políticas públicas voltadas para o atendimento da população, em especial educação, saúde, mobilidade urbana, segurança e proteção social. Mais que isso, que garanta e amplie os direitos conquistados, especialmente os do trabalho, e fortaleça os processos de democracia direta e participativa.
A CUT é contra retrocessos. Por isso, estamos intensificando nossa estratégia organizativa e de lutas, construindo propostas e diretrizes para um projeto nacional de desenvolvimento, consolidadas na Plataforma da Classe Trabalhadora.
A Plataforma é um instrumento para a consolidação de parcerias no movimento sindical e social, o enraizamento das propostas e intervenção efetiva nos rumos do País. A partir do lançamento nacional, as ações serão concentradas na divulgação, com atividades regionais e estaduais. Este documento reúne um conjunto amplo de propostas elaboradas coletivamente em nossos fóruns e por nossas entidades orgânicas e filiadas. É uma referência para posicionamentos, negociação, mobilização e acompanhamento das políticas a
serem implementadas no País.
Convictos de que o pleno exercício da cidadania é essencial na formação da consciência crítica e da caminhada para uma nova sociedade, arregacemos novamente as mangas para mais uma árdua tarefa: disputar os rumos do Brasil.
São Paulo, julho de 2014.
Vagner Freitas de Moraes
Presidente Nacional da CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × dois =