Seminário sobre os Impactos das Terceirizações no Serviço Público
O SISMMAR promoveu nos dias 7 e 8 de novembro o Seminário Os Impactos das Terceirizações no Serviço Público, com o objetivo de alertar os(as) servidores(as) sobre os perigos que este regime contratual pode causar à toda classe trabalhadora.
Na sexta-feira (7), o economista do Dieese, Fabiano Camargo da Silva, falou sobre a “Terceirização e o Papel do Estado na Economia” abordando aspectos históricos e sociais responsáveis pela implantação daquele sistema trabalhista. Silva pontou diversos problemas causados pela terceirização dos serviços, entre eles, os baixos salários, a rotatividade de pessoal e a menor qualificação da mão de obra.
No sábado (8), a secretária de relações do trabalho da CUT Nacional, Graça Costa, fez uma análise da conjuntura dos(as) trabalhadores(as) em relação às terceirizações, especialmente no serviço público. Segundo Costa, o capitalismo tem se reinventado e se reorganizado para atender à sua principal demanda, a acumulação de capital por meio da diminuição do papel do estado na economia, portanto, o regime terceirizado retira do agente público a responsabilidade pelos serviços para beneficiar empresas privadas.
Estamos em um momento crucial, precisamos nos mobilizar, pois o crescente movimento da administração municipal tem demostrado que novas terceirizações estão à caminho. Este processo aberto a partir da Parceria Público-Privada do lixo e também o recente anúncio do retorno dos parquímetros podem trazer sérios prejuízos à cidade a aos servidores(as) de carreira. Não podemos aceitar a precarização do trabalho e a baixa qualidade do serviço público municipal.