Orçamento X Vale-Alimentação
Na sessão de ontem (02/12) da Câmara de Vereadores, foi votado o Orçamento para 2015, apresentado pela administração, com modificações feitas pelos vereadores para adequar os valores às questões levantadas pelas reuniões públicas com a comunidade realizadas pela Câmara.
Dentre elas destaca-se o vale-alimentação para os(as) servidores(as), cuja rubrica não existia e foi criada pelos vereadores com dotação de R$ 9 milhões. Este valor foi o limite a que eles conseguiram, retirando de outras rubricas, como a propaganda por exemplo.
Uma coisa é certa: os vereadores assumiram com estas emendas um papel que é do prefeito, uma vez que o SISMMAR tentou negociar por várias vezes o vale-alimentação, inclusive realizando uma paralisação que contou com a adesão de quase dois mil servidores(as), e a administração Pupin (PP) sequer recebeu a direção do sindicato para tratar do tema, inclusive afirmando que o assunto nunca esteve na pauta de negociações (desde 2010 o SISMMAR inclui nas campanhas salariais o vale-alimentação).
Na tribuna, foi levantada a hipótese de reduzir o número de CCs, que geram para a prefeitura um gasto anual de mais de R$ 23 milhões somente com os salários destes cargos, despesa esta que entra nas contas de gasto com pessoal.
Agora, cabe a nós, servidores(as), a cobrança à administração para que isto se efetive. E também a adesão à campanha lançada pelo SISMMAR pelo corte no número de CCs para que possamos pressionar a administração a conceder o benefício a todos(as) os(as) servidores(as).
Ainda durante a sessão, no uso da tribuna, o Ten. Edson Luiz (PMN) novamente deixou a entender que este benefício seria apenas para uma parcela da categoria.
O SISMMAR informa que, num primeiro momento, é necessário que o Executivo encaminhe à Câmara um projeto de lei instituindo o vale-alimentação. E o que vai garantir essa implementação é a nossa mobilização e nossa luta. Portanto, ficam convocados(as) todos(as) os(as) servidores(as) para a assembleia a ser realizada no dia 19/12, às 18h00m (primeira chamada) na Câmara Municipal. Vamos nos manter em alerta e acompanharem estes desdobramentos!