Administração emite “por baixo dos panos” novo decreto que institui as CPAs
Desde que foi implantado o Programa Saúde do(a) Servidor(a) o SISMMAR tem participado das reuniões e pautado questões importantes que envolvem a vida do(a) trabalhador(a). Após serem informados sobre a possibilidade de mudanças no decreto que dispõe sobre a implantação da Comissão de Prevenção de Acidentes (CPA), dirigentes cobraram que o assunto fosse discutido com a categoria e levado a mesa de discussão do programa.
Mesmo após a solicitação do sindicato, a administração de forma sorrateira no dia 22 de dezembro emitiu novo decreto alterando alguns pontos do documento. Entre eles, se destaca a possibilidade de remoção de membros das CPAs nos setores dentro das secretarias. Essa simples mudança representa um grande impacto para as comissões e para o(a) trabalhador(a) .
Ao invés de se preocupar em alterar decretos a administração deveria investir em uniformes e EPIs, pois conforme apontado in loco por dirigentes do sindicato, coletores estão trabalhando sem uniformes, que são itens de segurança obrigatórios para o exercício da profissão, bem como, socorristas do Samu carecem de equipamentos de proteção como as botas de segurança (veja mais).
Diante disso, a primeira ação que será tomada pelo SISMMAR será organizar os cipeiros e juntos buscar caminhos e soluções para este problema.