SISMMAR participa da apresentação de projeto alternativo para coleta de lixo em Maringá
Na Noite desta segunda-feira (29), no auditório da PUC, foi realizada apresentação de projeto elaborado pela comunidade sobre a coleta, tratamento e destinação final do lixo em Maringá, atendendo pedido feito pela administração municipal. O evento foi organizado pela Arquidiocese de Maringá, por meio da Aras-Cáritas (Associação de Reflexão e Ação Social). A apresentação contou com a participação de representantes do Ministério Público e entidades que contribuíram na elaboração do projeto.
O SISMMAR esteve presente no evento e participou das discussões, ampliando o debate. Os dados que foram apresentados reforçaram aquilo que o sindicato vem pontuando há anos, é mais caro terceirizar o serviço e existem outras soluções viáveis que podem ser administradas para garantir o pleno funcionamento do sistema de coleta, tratamento e destinação final do lixo na cidade.
Resíduos espalhados nas vias públicas
O sindicato foi informado que tem sido grande a reclamação dos contribuintes com relação a resíduos espalhados ou são deixados nos containers de lixo. O SISMMAR esclarece que este problema é reflexo da política adotada pela administração de sucateamento da frota de caminhões, objetivando a terceirização do setor.
Acreditamos que a solução desta situação desagradável passa pela educação ambiental da população para que armazene os detritos em sacolas adequadas, a manutenção frequente e substituição dos caminhões de lixo e contratação e consequente valorização do coletor. A partir deste princípio temos convicção de que os problemas serão diminuídos e a população será atendida com o respeito e qualidade que merece.