Mobilizações no estado contra o PL 4330
Aconteceu nesta quinta-feira (23) reunião do Grupo de Trabalho que discute ações de enfrentamento ao PL 4330, em Curitiba. Participam lideranças sindicais – entre elas a CUT e representantes da FESSMUC – , movimentos sociais e órgãos ligados aos direitos dos trabalhadores. Da reunião ficou definido um calendário de mobilizações que vai acontecer na capital paranaense organizado pelas centrais sindicais.
Esta luta é nacional e tem atividades programadas em todo o Brasil, desenvolvidas por setores da sociedade que também se opõem ao projeto, entre eles, OAB, Anamatra e Ministério Público. Confira abaixo, as datas e os locais dos protestos que ocorrerão nos principais terminais urbanos de Curitiba:
1º de agosto – Panfletagem no Terminal do Pinheirinho (Evento organizado pela CUT);
8 de agosto – Panfletagem no Terminal do Capão Raso (Evento organizado pela Nova Central Sindical);
15 de agosto – Panfletagem no Terminal Guadalupe (Evento organizado pelo Conlutas);
A luta ainda não acabou
O SISMMAR, como entidade em defesa dos(as) servidores(as) municipais de Maringá, acredita que o PL 4330 pode causar a flexibilização das relações de trabalho, ou seja, a perda gradativa de direitos, como férias, 13º, auxílio maternidade, auxílio doença, entre outros e além disso, promover a precarização das condições de trabalho e tudo em nome do enriquecimento dos patrões que com a oportunidade de pagarem menores salários ficam livres para encher os bolsos à custa do suor do trabalhador.
Como está o andamento do projeto?
É inadmissível que o Congresso Brasileiro admita que a CLT seja rasgada dessa forma. O projeto está agora no Senado onde é analisado, e este é o momento de pressionar toda a classe política a dizer NÃO ao PL 4330.