Finalmente servidores(as) do Samu conquistam vale-refeição
Depois de muita luta, greves, paralisações, os(as) servidores(as) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começaram a receber o vale-refeição na forma de cartão magnético já nesta semana. Vitória para os(as) trabalhadores(as) que mostra a importância da luta e da união da classe trabalhadora.
Entenda o caso
Segundo a Portaria nº 2.026 de 24 de agosto de 2011, que aprova as diretrizes para a implantação e Regulação Médica de Urgência, componentes da Rede de Atenção de Urgência. O município é responsável, entre outras coisas, pela alimentação dos(as) servidores(as) do Samu, além disso, estes(as) trabalhadores(as) realizam a escala de trabalho 12/36 e devem ficar de plantão, durante todo o período de trabalho, inclusive durante o horário das refeições.
A administração se recusou durante muito tempo em permitir que os(as) servidores(as) fizessem as suas refeições no Hospital Municipal – no caso da base Sul, localizada ao lado do Hospital – alegando que a comida só pode ser consumida pelos trabalhadores(as) do local, então, a categoria reivindicou que fossem cedidas marmitas, contudo, as refeições na maior parte das vezes chegavam azedas, fato comprovado por dirigentes do sindicato.
Cansados desta humilhação e indignados com a indiferença da administração, em 2013, os(as) trabalhadores(as) fizeram greve e uma das pautas foi a implantação do vale-refeição. Após muita negociação, a gestão se comprometeu em conceder o benefício. Em fevereiro de 2014, a Câmara Municipal aprovou Lei do Executivo que abria crédito suplementar no orçamento daquele ano para a contratação do serviço. Em maio, um pregão foi aberto, mas a empresa vencedora do certame não atendia todas as exigências necessárias para prestar o serviço e o edital foi suspenso.
Um ano depois, em março de 2015, novo edital foi aberto e a empresa Cooper Card (Leia aqui o contrato) venceu a licitação e finalmente no dia 1º de agosto, a categoria começou a receber o vale-refeição. Passados DOIS anos, finalmente o município cumpre com o combinado. Parabenizamos os servidores(as) do Samu pela luta e pela vitória que conquistaram.