Eleições dos RLTs: escolha dos representantes deve ser feita até 29 de abril
Com tanta luta por salários dignos, melhores condições de trabalho e respeito por parte das chefias – em uma administração que não valoriza os servidores(as) –, a importância dos representantes por local de trabalho (RLTs) se torna ainda maior. Por isso, é preciso estar atento para fazer a escolha acertada de servidores(as) realmente comprometidos com a categoria.
As eleições dos cerca de 300 RLTs estão em curso. Dirigentes do sindicato estão percorrendo a base para entregar a documentação com as orientações necessárias para a escolha dos representantes. A escolha deve ser feita até 29 de abril, com posse marcada para 20 de maio – para mandato de dois anos, conforme o Estatuto do Servidor.
A documentação entregue nos locais de trabalho inclui o regulamento para as eleições dos RLTs, a ata para o registro da eleição dos representantes, a ficha cadastral dos novos RLTs e um ofício, por meio do qual o SISMMAR convoca os trabalhadores(as) para o pleito.
“O papel do RLT é organizar e mobilizar o servidor em seu local de trabalho, servindo como interlocutor do sindicato junto à categoria e trazendo as demandas de seu setor para a diretoria do SISMMAR”, explica a presidenta Iraídes Baptistoni. Só podem se candidatar filiados(as) ao SISMMAR que não tenham função gratificada nem ocupem cargo de confiança na administração.