Atenção RLT: veja como preencher o levantamento de reivindicações por cargo

Na ocasião da posse dos representantes dos servidores, em solenidade realizada nesta terça-feira (31), cada um dos Representantes por Local de Trabalho (RLTs) recebeu um envelope com uma ficha de reivindicações. Esse documento deve ser preenchido por todos(as) de modo a ajudar o SISMMAR a compreender as principais demandas dos funcionários de carreira de todas as áreas da Prefeitura e da Câmara.

Segundo a presidente do SISMMAR, Iraídes Baptistoni, o levantamento é de suma importância para que o SISMMAR conheça, em toda sua amplitude, as reivindicações dos mais de 12 mil servidores(as). “Estamos antecipando as discussões para a revisão do PCCR Geral, que acontece em 2017, para ter tempo de incluir as demandas no orçamento do ano que vem”, explica Iraídes. “Se não fizermos isso este ano, o novo prefeito pode alegar, no ano que vem, que não tem previsão orçamentária para fazer”, acrescenta.

O documento entregue aos RLTs é este da postagem. Seguem abaixo as explicações necessárias para o preenchimento de cada item (grifado em vermelho).

2016-05-31_ Ficha demandas PCCR para RLTs
Abaixo as orientações por campo de preenchimento…

CARGO
O RLT deve preencher uma ficha dessas para cada cargo de seu setor, de modo que todos os servidores(as) possam apresentar suas reivindicações.

SALÁRIO-BASE
É o campo para preenchimento da expectativa salarial de acordo com a realidade do mercado de trabalho. Não adianta o servidor de uma função com salário médio de R$ 2 mil dizer que gostaria de ganhar R$ 10 mil. A sugestão de melhoria de salário pode levar em consideração, por exemplo, os rendimentos da mesma função em outros municípios.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Espaço para relatar a expectativa de avanços quanto à qualificação além daquela exigida para o ingresso na carreira (conforme edital do concurso). Quanto o servidor(a) entende que seria justo receber de acréscimo (em percentual) com a conclusão de uma pós-graduação na área. E que cursos de qualificação em outras áreas deveriam ser aceitos para a progressão?

AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO
A cada dois anos os servidores avançam 1,5% no salário-base, por nível. Está bom assim? A discussão neste campo deve ser sobre o aumento percentual considerado justo.

ESTÁGIO PROBATÓRIO
Atualmente, todas as avaliações são iguais, enquanto as categorias têm demandas bem diferentes. Então, que propostas os servidores têm para um novo formato de avaliação, que considera as peculiaridades de cada setor?

GRATIFICAÇÕES
Ainda não há isonomia das gratificações concedidas, pois alguns setores recebem por atividades de risco enquanto outros não contam com esse adicional no salário. O rendimento do cargo está de acordo com o trabalho desempenhado pelo servidor? Ou o cargo carece de justa gratificação?

CARGA HORÁRIA
Outro problema de falta de isonomia: servidores de mesmo cargo têm jornada de trabalho diferente de um setor para outro. O levantamento aceita, neste campo, sugestões para resolver esse problema.

DISFUNÇÃO
Historicamente, há cargos que sempre atuaram em disfunção. Cabe aos servidores apontarem propostas para esse impasse. A disfunção deve acabar?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × quatro =