Seduc comete falha gravíssima nos certificados e professores ficam sem progressão
Profissionais da educação municipal estão perdendo o sono em decorrência de uma falha gravíssima da Seduc (Secretaria de Educação de Maringá). Por incompetência da secretária Solange Lopes, vários professores que atuam na rede municipal e também na estadual não puderam usar seus certificados de formação feitos pelo município para elevação na carreira. Houve problema nos certificados que, historicamente, sempre foram utilizados na progressão.
NÃO DEIXE DE LER
- SISMMAR denunciará à Justiça situação deplorável dos servidores dos CMEIs
- Secretária nega tratamento desumano nos CMEIs e SISMMAR vai à Justiça
Nos certificados, o nome da secretária da Seduc e a assinatura estavam irregulares. O mais grave é que o NRE (Núcleo Regional de Educação), em reunião com a administração municipal, comunicou a Seduc sobre o problema a tempo de as irregularidades serem sanadas. Contudo, a Seduc não tomou as devidas providências em tempo hábil. Num caso claro de incompetência e inaptidão para o exercício da função pública (que requer grande responsabilidade), a equipe da secretária Solange perdeu o prazo e por conta disso, este ano, os professores não puderam usar seus certificados para avançar na carreira.
Não apenas em Maringá, mas em todo o país, professores ganham menos do que deveriam. E por aqui, a atual secretária, ao invés de ajudar, causou com seu erro um grande prejuízo aos professores do município. O SISMMAR já está em contato com o NRE na tentativa de ampliar o prazo para a entrega dos certificados. Juridicamente, o sindicato está estudando de que forma será possível responsabilizar a Seduc e a secretária Solange pelos prejuízos decorrentes dessa falha gravíssima.