SISMMAR espera respeito à decisão dos servidores(as) na escolha de turmas
O SISMMAR deseja boas-vindas a todos os profissionais que trabalham em escolas e CMEIs e que iniciam o ano letivo, nesta quarta (1º), com reunião administrativa, e na quinta com reunião pedagógica. Com os votos de um bom retorno, o sindicato espera que a Seduc tenha bom senso nos critérios para escolhas das turmas que os educadores irão trabalhar este ano. Essa é uma das pautas das reuniões desta semana.
Dirigentes sindicais relembram que os servidores(as) da Educação deliberaram em assembleia, após reuniões com representantes por local de trabalho (RLTs), que os profissionais escolheriam as turmas pelo critério de tempo de serviço ininterrupto na unidade de ensino. Depois da assembleia, essa deliberação foi apresentada à secretária da Seduc, Valkíria Trindade, que na ocasião afirmou concordava com os critérios definidos em assembleia.
Valkíria recebeu ofício sobre as demandas apontadas pelos servidores(as) sobre a escolha das turmas. “Acho que ela deveria ter ao menos respondido o ofício ao SISMMAR”, comenta a dirigente Celia Vilela. “Isso teria evitado muito das especulações criadas em torno desse assunto”, acrescenta.
O problema é que o ano letivo inicia sem que tenha havido formalização dos critérios. “A gente esperava que houvesse essa deliberação antes da distribuição das turmas”, explica Iraídes Baptistoni, presidenta do SISMMAR. Neste momento importante, que envolve todos os profissionais da Educação, que correspondem à metade do total de servidores(as) do município, o sindicato espera bom senso de Valkíria para que ela respeite a decisão tomada em assembleia pelos trabalhadores(as) da rede municipal de Maringá.