SISMMAR acompanha 1ª audiência pública para eleição nas escolas e CMEIs

O SISMMAR participou, na segunda-feira (15), da audiência pública sobre a eleição para diretores(as) de escolas e centros de educação infantil (CMEIs) da rede municipal de ensino de Maringá. Realizada no plenário da Câmara, às 19 horas, essa foi a primeira audiência de outras que virão, dada a importância do tema.

Participantes da audiência pública. Nas extremidades, a presidenta do SISMMAR, Iraídes Baptistoni; e a secretária-geral, Célia Vilela

 

Na audiência, a secretária de Educação, Valkíria Trindade, lembrou que a realização das eleições diretas para diretores(as) é de interesse do prefeito Ulisses Maia (PDT) e que a efetivação desse processo deve ocorrer até o fim deste ano. Esse avanço de ordem democrática, que permitirá a cada escola escolher suas lideranças, é uma reivindicação histórica do SISMMAR.

Representando o SISMMAR na audiência, a secretária-geral Célia Vilela, que é servidora da Educação, destacou a importância da retomada da gestão democrática nas escolhas e CMEIs.

Realizada no plenário da Câmara Municipal, a audiência teve bom público (15/05/2017)

 

“Durante 24 anos, as diretoras e diretores de Maringá eram eleitas de forma direta. A última eleição direta ocorreu em 2004, na gestão do ex-prefeito José Cláudio (PT). No ano seguinte, o ex-prefeito Silvio Barros (PP) aboliu essa forma de escolha, dando lugar aos famosos convites e indicações”, disse Célia. “Hoje, o SISMMAR tem a alegria de participar dessa audiência pública para discutir, novamente, a eleição direta para diretores e diretoras”, acrescentou a dirigente.

O SISMMAR, que parabeniza essa iniciativa da atual administração, seguirá acompanhando de perto todo o processo, com os debates que o tema exige para a definição das regras para a retomada das eleições diretas.

As dirigentes do SISMMAR Zica, Vilma e Iraídes em primeiro plano. Retomada das eleições diretas para escolas e CMEIs é uma conquista defendida pelo sindicato há 12 anos

 

Do sindicato, também estiveram presentes na audiência a presidenta Iraídes Baptistoni e outros dirigentes sindicais. A audiência foi acompanhada pelos vereadores Carlos Mariucci (PT) – proponente da audiência –, Jean Marques (PV), Belino Bravin (PP), Alex Chaves (PHS), Do Carmo (PR) e Homero Marquese (PV).

Veja abaixo como foi a audiência pública.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um + 2 =