Primeira reunião da Comissão das 30h da Saúde será realizada dia 25

A Comissão das 30h da Saúde já tem data e horário definidos para a primeira reunião, que marcará o início dos trabalhos para discutir esse avanço para todos(as) os profissionais da área. A reunião da comissão – que é integrada por servidores(as) – será realizada na quarta-feira (25), às 8h30 da manhã, no Hospital Municipal.

 

A definição da data ocorreu na manhã desta quinta (19) em reunião do SISMMAR e de servidores da saúde com o secretário da pasta, Jair Biatto (foto acima). A jornada de 30h para todos os servidores(as) da Saúde foi apenas um dos vários assuntos deliberados. Entre as principais pautas também estavam: falta de funcionários na UPA Zona Norte, receitas médicas ilegíveis, adicional noturno estendido, péssimas condições de trabalho da UPA Zona Norte e o Plano de Carreira SUS (específico dos profissionais da saúde).

“A reunião foi positiva, teve diálogo”, avaliou Célia Vilela, secretária-geral do SISMMAR. “Esperamos que os problemas sejam resolvidos. Se não forem, o sindicato vai continuar cobrando o secretário Biatto”, acrescentou Célia, que representou o SISMMAR na reunião.

Os assuntos tratados com Biatto foram levantados em reunião anterior (veja aqui). A seguir, as deliberações de cada pauta:

Adicional noturno estendido
O SISMMAR levou ao secretário a demanda da categoria pela prorrogação do adicional noturno até as 7 horas da manhã, como ocorre com os empregados regidos pela CLT. Biatto afirmou já ter conversado com o secretário de Gestão e com o prefeito sobre o assunto, por entender que a prorrogação reivindicada não é apenas justa, é também uma necessidade. Segundo Biatto, a administração vai buscar um meio legal para garantir esse pagamento.

Plano de Carreira SUS
Em ofício, o SISMMAR já havia cobrado cópia das propostas para o plano de carreira específico dos profissionais da área, conforme aprovado na Conferência Municipal de Saúde. O sindicato convidou Biatto a se unir à categoria nessa luta, e o secretário aceitou o convite, dizendo que o pedido é possível.

Receitas ilegíveis
Na reunião, o sindicato e o grupo de servidores(as) cobrou novamente uma posição de Biatto as receitas médicas impressas – promessa não cumprida do secretário. A péssima caligrafia dos médicos tem causado problemas a outros profissionais da saúde na compreensão da receita. Biatto explicou que está fácil implantar a receita médica impressa no Hospital Municipal e na UPA Zona Sul, porém, na UPA Zona Norte seria mais difícil por conta de problemas estruturais no prédio e do acesso à internet. Ainda assim, o secretário se comprometeu novamente a resolver esse passivo.

Falta de funcionários
Enfermeiras das UPAs reclamam que estão fazendo horas extras ordinárias, com sobrecarga de trabalho, enquanto as horas extras deveriam ser extraordinárias. O SISMMAR atestou que a situação é realmente crítica. Na reunião, Biatto disse que autorizou a contratação de mais servidores(as) e que o pedido (que deve resolver o problema da falta de funcionários) está em trâmite na Prefeitura.

Péssimas condições de trabalho na UPA Zona Norte
São constantes as queixas dos servidores(as) daquele local de trabalho ao SISMMAR. O secretário reconheceu o problema, classificando o local de trabalho como “desumano”. Biatto disse que enquanto um novo prédio não é construído para a UPA Zona Norte todos os esforços serão feitos para minimizar o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 12 =