SISMMAR parabeniza os servidores(as) pelo Dia Nacional da Consciência Negra

O SISMMAR parabeniza toda a comunidade afro de Maringá pelo Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste dia 20 de novembro. Nessa data, em 1695, morreu em Pernambuco Zumbi dos Palmares,m uma mártir da resistência dos negros e negras do Brasil à escravidão e da luta por liberdade.

Herói nacional, Zumbi tem sua história lembrada nessa data porque a luta não pode acabar enquanto houver preconceito e enquanto o racismo continuar envergonhando o Brasil. A luta iniciada por Zumbi perdura em todos os negros e negras que se mantém firmes na luta por igualdade, pelas mesmas oportunidades, sem preconceito e com orgulho de suas origens.

Ciente de que as instituições têm papel importante nessa luta, o SISMMAR parabeniza em especial os servidores(as) negros(as) pelo seu dia. Há muito a avançar, e vocês vão sempre encontrar amparo e incentivo neste sindicato.

 

 

Saiba mais
Em 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, período em que marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos de luta que, ao lado de sua companheira Dandara, resistiu à escravização de negros e de negras no Brasil após a diáspora africana. Zumbi foi morto em 1695, em Pernambuco, por tropas comandadas pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Essas referências permanecem presentes no imaginário brasileiro, ainda mais em tempos de golpe em que os movimentos populares, negro, sindical, entre outros, enfrentam uma série de retiradas de direitos.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze + seis =