Reunião reavalia metas dos ACS na planilha do PMAQ

O SISMMAR participou, na manhã desta segunda (9), da reavaliação da planilha do PMAQ no caso dos agentes comunitários de saúde (ACS). A reunião, realizada às 9h, ocorreu na Secretaria de Saúde e contou com a presença do secretário Jair Biatto e com a gerente da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Neuza Doce Moreno Fernandes.

Biato fez explanação sobre as diretrizes do programa, antes da reavaliação dos fatores de pontuação do PMAQ.

Reunião com ACS sobre a planilha do PMAQ (09/04/2018)

Para efeito de avaliação, permanecem as metas mensais de 700 cadastros (já houve a cobrança de 750/mês), 4 reuniões e de 4 a 16 atividades de grupo com as famílias. A novidade foi a inclusão do mínimo de 60% do total de 448 visitas individuais/mês. Ou seja, nesse caso o mínimo definido será de 269 visitas individuais/mês, o que dá uma média de 14 por dia.

O diálogo entre o sindicato e os(as) ACS com a administração já resultaram avanços para a categoria. Na reunião, a secretaria aceitou as sugestões dos servidores para a revisão da planilha do PMAQ, nos seguintes percentuais:

  • Com 55% a 69% das metas cumpridas, o ACS recebe 50% do PMAQ;
  • De 70% a 84% recebe 75% do PMAQ;
  • E de 85% a 100% recebe o valor integral.

Vale destacar que antes era praticamente impossível atingir os 100%, por mais que o(a) ACS se esforçasse para o cumprimento das metas.

O SISMMAR entende que é preciso avançar para que sejam consideradas nas metas as particularidades de cada unidade de saúde. A próxima reunião com os ACS sobre o PMAQ está prevista para a primeira semana de junho.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − três =