Em reunião com o prefeito, motoristas cobram valorização
Os motoristas da Prefeitura de Maringá tiveram nesta quinta (19), finalmente, a tão aguardada reunião com o prefeito Ulisses Maia (PDT). Acompanhada de dirigentes do SISMMAR, a categoria foi recebida, às 17h30, na sala de reuniões do gabinete.
“Conseguimos que os motoristas apresentassem a proposta deles diretamente para o prefeito”, diz a presidente do SISMMAR, Iraídes Baptistoni, sobre demanda da categoria, que cobra 43% de reajuste salarial. Esse aumento leva em conta o fato de a categoria não ter sido contemplada na revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), em 2013.
Os trabalhadores ouviram do prefeito que, neste momento, o índice de gastos com a folha de pagamento não permite conceder o reajuste solicitado. Segundo Ulisses, o índice está atualmente em 50%, acima do limite de alerta (48,6%) e próximo do limite prudencial (51,3%) – que, caso superado, acarretaria em sanções ao município, como cortes de repasses do Estado e da União.
Na prestação de contas do 3º Quadrimestre de 2017, realizada em fevereiro na Câmara, a administração informou que foram gastos R$ 584 milhões com pessoal no ano passado, o equivalente a 49,16% da receita corrente líquida do município. Veja mais aqui.
Proposta
Diante da reivindicação dos motoristas por valorização, Ulisses propôs a criação de uma comissão, a qual terá representantes do governo indicados por ele. Essa comissão também terá motoristas (já escolhidos) e representantes do SISMMAR. O objetivo desse grupo de trabalho será o de elaborar um estudo para apontar qual limite de reajuste é possível conceder aos motoristas sem comprometer a folha.