SISMMAR cobra de Biatto ofício com nova orientação para jornada das UBS
As dirigentes do SISMMAR Iraídes Baptistoni e Célia Vilela estiveram na Secretaria de Saúde, no início da manhã desta sexta-feira (27), para falar com o secretário Jair Biatto. O motivo da visita foi a cobrança do envio de ofício ao sindicato com detalhes da nova orientação para a jornada de trabalho nas unidades básicas de saúde (UBS).
Conforme deliberado em reunião realizada na terça-feira (24), com o SISMMAR e a comissão de servidores(as), Biatto tem até esta sexta para oficiar o sindicato e a Proge. “Falamos que se ele não entrar as orientações, dentro do prazo combinado, teremos de convocar nova assembleia para amanhã para tirar novas deliberações com a categoria”, explica Iraídes.
Segundo Célia, o secretário afirmou que cumprirá o combinado. “Ele confirmou que até as 17 horas o documento será entregue no SISMMAR”, disse a dirigente. As orientações às UBS são importantes para evitar que haja interpretações equivocadas e desencontros de informações nos locais de trabalho.
Relembre
O que está em discussão é o entendimento de Biatto sobre a Lei Complementar 774/2009, que prevê o cumprimento de jornada de 6 horas diárias por servidores(as) da Saúde, em várias áreas; e a proposta da administração de que essa jornada seja cumprida quando houver necessidade. Uma comissão de servidores foi formada em assembleia no sábado (21) para tratar do assunto.
Segundo Biato, as novas orientações fazem parte de um programa piloto, com seis meses de duração, com avaliação bimestral. Segundo ele, sindicato e a comissão participarão dessas avaliações. Quando houver necessidade de fazer escala, as mesmas serão flexíveis, ficando acordado que os servidores das UBS não vão pagar horas extras nas UPAs, e vice-versa.