Secretária é a favor das câmeras em sala, o que fere liberdade de cátedra
A audiência pública para discutir as câmeras em salas de aula foi novamente assunto na Câmara Municipal. Convidada a falar sobre o número de vagas nos CMEIs e o tamanho das filas de espera, na sessão desta quinta (24), a secretária Valkíria Trindade (Educação) também foi questionada pelos vereadores a respeito das câmeras.
Valkíria (imagem acima) se posicionou a favor da audiência pública, porém, afirmou ser favorável às câmeras também dentro das salas de aula, alegando que a medida protegeria os profissionais da educação e as crianças. O posicionamento da secretária foi recebido com alto grau de preocupação pelo SISMMAR.
A medida prevista na lei não é impopular apenas entre os profissionais da rede municipal de ensino. Entre especialistas gabaritados da Educação, inclusive da Universidade Estadual de Maringá (UEM), as câmeras em salas de aula têm uma séria de implicações jurídicas e pedagógicas, pois afrontam a liberdade de cátedra prevista na Constituição Federal, além de ferir a privacidade dos docentes e também das crianças.
O SISMMAR reforça o convite para que todos(as) os interessados participem da audiência pública, marcada para segunda-feira (28), das 19h às 21h30, na Câmara Municipal.