Sefaz fará prestação de contas do município aos servidores(as)
Em reunião com o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto, na tarde de segunda (11), dirigentes do SISMMAR discutiram sobre a apresentação das contas do município ao servidores(as) municipais. O secretário se comprometeu a realizar a prestação de contas, informando que sua secretária ligará para o sindicato para marcar data e horário do evento.
Essa nova apresentação a ser realizada pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) seria complementar à prestação das contas da Prefeitura de Maringá no 1º Quadrimestre de 2018. Acompanhada pelo SISMMAR, aquela audiência pública foi realizada na Câmara Municipal, no último dia 28, e teve a exposição de dados preocupantes para os trabalhadores.
Apesar da exposição de um superavit primário de R$ 138,4 milhões – acima da meta estabelecida e fixada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é de R$ 65,7 milhões –, o balancete da Sefaz apontou que a despesa total com pessoal está em 49,81% – perto do limite prudencial de 51,3% e acima do limite de alerta de 48,6%. Isso significa que, sem a redução do gasto com a folha, a administração tem pouca margem para novas contratações e para concessão de melhorias nos salários dos servidores.
Portanto, a apresentação das contas para os servidores(as) é fundamental para que a categoria se informe sobre o limite existente para as despesas com pessoal, além de tirar outras dúvidas. “Essa será a hora de tirar as dúvidas. O sindicato estará lá para acompanhar as explicações com atenção e para pedir alguns esclarecimentos”, diz Iraídes Baptistoni, presidenta do SISMMAR.