RLTs empossados em julho passam por primeiro curso de formação

O SISMMAR realizou na manhã de sábado (11), com auditório lotado, o primeiro curso de formação dos 142 representantes por local de trabalho (RLTs) e mais de 100 suplentes suplentes empossados em 27 de julho. Ministrado pela assessora da CUT Paraná, Juliana Souza, o curso (com certificação) teve como temas “O Papel do RLT” e “Como organizar a categoria no local de trabalho”.

Curso de formação foi ministrado pela assessora da CUT Paraná, Juliana Souza (11/08/2018) – Fotos: Valter Baptistoni

“Falamos como encaminhar demandas sindicais nos locais de trabalho, sobre como lidar em eventuais perseguições das chefias e os direitos previstos na OIT e na Constituição que garantem a função do RLT”, explicou Iraídes Baptistoni, presidenta do SISMMAR.

Auditório do SISMMAR: RLTs compareceram em bom número. Cursos de formação serão trimestrais

Os RLTs também tiveram orientações sobre como preencher uma ata. Muitos não sabem, mas quando a chefia faz a ata da conversa com o servidor(a), por exemplo, isso não pode ser feito mais tarde, sem a presença desse servidor. E mais, a redação final deve possibilitar que o trabalhador(a) inclua seu ponto de vista no documento.

Segundo Iraídes, ficou combinado que o SISMMAR promoverá cursos de formação trimestrais para os RLTs. Entre os assuntos que os representantes querem se aprofundar estão o assédio moral (que é crime), treinamento com psicólogos(as), com o jurídico, entre outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 10 =