Assembleia discute atribuições das cuidadoras infantis

O SISMMAR realizou nesta segunda (29) à noite, em seu auditório, assembleia para discutir as atribuições das cuidadoras infantis. O encontro foi marcado por palestra da professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Ivana Veraldo, que abordou o assunto da assembleia.

Assembleia foi realizada no auditório do SISMMAR (29/10/2018)

O debate levantou questões contraditórias entre o que dispõe a lei e o que é feito na prática. “Um exemplo é que o educar e o cuidar são indissociáveis, mas nos CMEIs de Maringá as servidoras recebem apenas por cuidar das crianças, embora elas também ajudem no educar”, explicou a professora Ivana.

A assembleia tirou alguns encaminhamentos, como a possibilidade de redução da jornada para 30 horas semanais (6 horas/dia), assim como já ocorre com alguns profissionais da Educação. Atualmente, as cuidadoras cumprem jornada de 40 horas semanais. Segundo a secretária-geral Célia Vilela, o SISMMAR tentará incluir essa demanda na revisão do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR).

Em outro encaminhamento, as servidoras pediram – a partir de sugestão da professora Ivana – a realização de uma pesquisa para saber o nível de formação das cuidadoras, isso porque o sindicato pode cobrar a inclusão no PCCR do Magistério daquelas que têm formação superior. Na assembleia foi dito que a Seduc já teria feito esse levantamento, então, o SISMMAR ficou de checar se a informação procede para (caso positivo) pedir os dados à administração.

Questionado sobre as atribuições, o advogado do SISMMAR João Carlos Chaves informou que não pode ser cobrado das servidoras a realização de atividades pedagógicas. Caso isso esteja ocorrendo, havendo prova, o sindicato poderá ingressar com ação em defesa das cuidadoras.

Professora Ivana Veraldo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − 13 =