Câmara atende pedido do SISMMAR e adia votação da emenda dos procuradores
Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 118/2019 causou polêmica entre os servidores(as) por conta de fake news. Item volta à pauta do Legislativo na quinta (14)
Prejudicada por fake news – que geraram desconfiança em servidores(as) municipais –, a proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 118/2019, que dispõe sobre a competência dos procuradores do município, teve sua votação adiada por uma sessão. Assim, a segunda discussão ficou para quinta-feira (14).
O pedido de adiamento partiu do SISMMAR. O sindicato sugeriu mais tempo para análise da proposta, de modo a encerrar a com a polêmica gerada por boatos envolvendo essa emenda à Lei Orgânica do Município (LOM). Primeiro signatário da proposta, o vereador e procurador de carreira Jean Marques (PV) atendeu o pedido após mediação de outros vereadores. Com isso, ganha-se dois dias a mais para análise da proposta.
O vídeo divulgado [fake news] não tem nada a ver com o projeto que está tramitando na Câmara (…). É de uma covardia enorme da parte de quem produziu o vídeo, e que não tem a hombridade de pôr seu nome lá, embora todo mundo saiba quem é.
Jean Marques (PV), vereador e primeiro signatário da proposta
Mesmo entendendo que não há nada na lei que justifique a polêmica, o SISMMAR analisará os impactos técnicos e jurídicos da medida para os servidores. Se houver algum impacto negativo, as medidas cabíveis serão tomadas.
Fake News prejudicam a categoria
O SISMMAR informa que o vídeo que foi espalhado nas redes sociais – e que causou preocupações nos servidores – é enganoso, pois não confere com o texto da proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 118/2019, disponível para consulta no site da Câmara.
Alertamos os servidores para que não acreditem de imediato em notícias desse gênero, pois os mesmos veículos de comunicação já tentaram prejudicar o sindicato em outras ocasiões.
Eduardo Siqueira, dirigente do SISMMAR
Em caso de dúvida, antes de compartilhar o conteúdo, o servidor(a) deve entrar em contato com o sindicato para esclarecimentos. O SISMMAR informa que continuará acompanhando de perto essa alteração na LOM.