SISMMAR entrega abaixo-assinado da Educação a parlamentares
Documento pede que salários dos profissionais da Educação seja vinculado ao orçamento da área
O SISMMAR visitou, na terça e quarta (dias 7 e 8), gabinetes dos parlamentares paranaenses no Congresso Nacional, em Brasília. O objetivo foi entregar a senadores e deputados federais um abaixo-assinado dos servidores(as) da Educação de Maringá.
O abaixo-assinado pede que os parlamentares promovam uma alteração na legislação vigente, permitindo que os gastos com a folha de pagamento dos professores e de outros profissionais da Educação sejam atrelados ao orçamento da área. Hoje, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a despesa com pessoal é atrelada à arrecadação total do governo (municipal, estadual ou federal).
Representaram o sindicato na capital a presidenta Iraídes Baptistoni, o vice-presidente Carlinhos Specian e a servidora Nadir Gracilliano. Ciceroneados pelo deputado Enio Verri, o trio de Maringá visitou mais de dez gabinetes de parlamentares dos partidos PT, PSB, Pode, PSL, PR, DEM, PRB e PTB.
Parte dos 30 deputados e dos três senadores, no entanto, não foram encontrados pelas lideranças sindicais. A esses, Enio se comprometeu a entregar pessoalmente o abaixo-assinado.
Iraídes, Carlinhos e Nadir também tiveram a oportunidade de acompanhar a reunião da comissão que estuda o Fundeb. Na pauta estava o pedido de profissionais do Magistério para que o Fundeb seja permanente, sem prazo para acabar.
O retorno ocorreu na quarta-feira, num voo à noite. Mais fotos abaixo.