Em assembleia, agentes comunitários de saúde dizem não à integração

Comissão de servidores foi eleita para acompanhar reunião do SISMMAR com o prefeito Ulisses Maia

Assembleia contou com bom número de ACS. Na foto, o advogado Silvio Januário e a presidenta do SISMMAR, Iraídes Baptistoni – foto: Valter Baptistoni/Sismmar

O SISMMAR realizou em seu auditório, nesta quinta (25), assembleia com os agentes comunitários(as) de saúde (ACS). Em pauta esteve o processo de integração, que segue diretrizes previstas na Política Nacional de Atenção Básica, de 2017, e na lei federal 13.595/2018.

O sindicato informou aos agentes de saúde que a integração ainda não ocorreu, pois o processo precisa de decisão política do prefeito Ulisses Maia (PDT).

Os ACS pontuaram que não querem a integração, deliberando por uma reunião do SISMMAR com Ulisses para tratar do assunto e deixar clara essa posição. Uma comissão de servidores(as) foi eleita em assembleia para acompanhar as tratativas. A decisão será informada ao prefeito por meio de ofício.

Como a assembleia é soberana, o SISMMAR defenderá essa decisão da categoria, fazendo a resistência caso Ulisses e o secretário Jair Biatto (Saúde) prossigam com a integração. Se isso ocorrer, o sindicato adotará outras ações para reforçar a posição das ACS contra a integração.

Sindacs

Na assembleia, o SISMMAR informou aos presentes que o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Paraná (Sindacs), baseado em Curitiba, conquistou na Justiça a representação legal dos ACS. Ou seja, por decisão judicial, esses servidores passam a ser legalmente representados por outro sindicato.

Todavia, a presidenta Iraídes ressaltou que o SISMMAR continuará lutando politicamente pelos direitos de toda a categoria, inclusive dos ACS. A decisão judicial sobre o Sindacs não envolve os ACE, que seguem legalmente representados pelo SISMMAR.

O que já foi publicado sobre a integração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze + 3 =