Reunião no HM apresenta orientações do RH sobre o expediente
Servidores reclamaram que novo cálculo base para a jornada mensal causa perdas à categoria
Em reunião realizada na terça-feira (13), o RH do Hospital Municipal (HM) apresentou novas orientações sobre o expediente dos servidores do período noturno que cumprem jornada de 12×36. Nova reunião sobre esse tema será realizada nesta sexta (16) com os funcionários que não estavam naquele plantão.
O SISMMAR marcou presença na reunião de terça, sendo representado pelos dirigentes Roselson Alves e Haylley Cardoso e por advogado do sindicato.
Em pauta estiveram os seguintes assuntos:
- 13ª hora: como será paga;
- Como será feita a contagem da carga/hora mensal;
- Como está sendo feito o novo fechamento do RH e o impacto dessas mudanças nas horas extras;
- O que ocorre quando o servidor ultrapassar as 30 horas liberadas para extras;
- O que fazer no Portal/B.O físico;
- Mudança no prazo para pedido de férias.
Foram esclarecidos alguns pontos que ainda causavam dúvidas. Foi sugerida a realização de assembleia, no HM, para aprofundar os debates sobre o assunto e para tirar encaminhamentos da categoria.
Os maiores questionamentos foram sobre a inclusão do feriado como dia útil no cálculo base para a jornada mensal. Essa fórmula causa um prejuízo financeiro para profissionais da jornada de 12×36.
O SISMMAR é contra a forma como está sendo feito o pagamento porque está em desacordo com decisão judicial, que suspendeu os artigos 5º, 7º, 10, 14 e 17 do Decreto 536/2019 – relembre aqui.
Ciente da angústias dos servidores da saúde sobre mudanças repentinas na forma de pagamento, o que pode comprometer o orçamento familiar dessas pessoas, o sindicato tem adotado ações políticas para tentar sensibilizar a administração. É importante que se cumpra a decisão judicial para não causar prejuízos aos trabalhadores.